segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Patrimônios culturais da Região Leste

 Neste sábado, dia 06 de dezembro de 2014, a partir das 9h30, no Centro Cultural da Penha, situado no Largo do Rosário, número 20, será realizado o III Seminário sobre Patrimônios Culturais da Região Leste da Cidade de São Paulo.

Na edição da semana passada, o assunto abordado nesta coluna foi a respeito do Antigo Ramal Ferroviário da Penha. O texto dizia que sinais, dessa antiga via férrea, ainda subsistem. Tais sinais podem servir ao resgate histórico de momentos significativos da memória do Bairro da Penha de França e da Região Leste.

O Grupo intitulado URURAY (nome com que eram chamados os Campos da Região Leste: da Penha até São Miguel Paulista) é que promove o Seminário, acima referido. A discussão a respeito dos patrimônios culturais se insere no contexto do desenvolvimento sustentável da cidade. A discussão visa “a criação de políticas públicas de educação e desenvolvimento urbano e social que tornem efetivos nossos espaços culturais em seus respectivos territórios, uma vez que esses espaços, além de apresentarem-se em estado de deterioração, ou são invisíveis para a maioria da população ou são vistos como espaços de impedimento do desenvolvimento econômico. Trata-se de locais com potencialidades turísticas, educacionais e culturais imprescindíveis para a construção e fortalecimento da identidade dos territórios que ocupam, além de serem núcleos com potencial de desenvolvimento social e de geração de emprego e renda para a comunidade.”

A participação, neste Seminário, é uma forma concreta da população da Região Leste demonstrar seu interesse pelo desenvolvimento sustentável e inteligente de tudo aquilo que realmente tem valor e deve servir como legado às gerações futuras. É importante repetir que, quando foi da ocupação de áreas nobres da Penha para a construção dos piscinões, entre as estações Penha e Vila Matilde, nosso bairro abriu mão de toda aquela área. Será que a Penha e toda Região Leste não merece investimentos que as façam mais valorizadas em suas peculiaridades e originalidades?! Venha você também participar! Não esqueça! O Seminário terá início às 9h30.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário