domingo, 20 de novembro de 2016

Saúde emocional

O corpo é importante e merece atenção para que se mantenha sempre saudável em seu funcionamento. Enquanto composto de matéria, este pode ser acompanhado e observado em seu crescimento e desenvolvimento, podendo ser medido ou pesado, observado pelo olhar experiente do médio ou apalpado com suas mãos, a fim de perceber-lhe as reações e o alcance do mal que o aflige. Pode também ser fotografado/filmado e criteriosamente avaliado, externa e internamente, no todo ou em suas partes.

A doença corporal é mais perceptível, em si mesma, do que a doença que atinge a área das emoções. Falar em “distúrbio” emocional, passa a ideia de desordem, de desarmonia, de desequilíbrio entre partes de um mesmo todo. O ser humano é dotado de capacidades que o colocam no topo do desenvolvimento de todas as espécies animais. É por conta de tanta capacidade que ele tem conseguido chegar a progressos incríveis. Porém, quando lhe faltam boas condições de saúde, quer física, quer emocional, as consequências podem ser bastante desastrosas tanto para o indivíduo como para a sociedade.

A psicologia, através da psicoterapia, se dedica ao tratamento dos chamados distúrbios emocionais. Um trabalho que exige muita dedicação da parte do psicoterapeuta. Para se instalarem, os problemas, muitas vezes, vão se formando no decorrer de anos de influências negativas, que desvirtuaram e continuam a desvirtuar o curso normal dos acontecimentos. Não seria de uma hora para outra que esses problemas se dissolveriam. Porém, com esforço e perseverança, os resultados aparecem e a alegria de viver volta a impregnar o existir de quem se mantinha impossibilitado de sentir-se de bem consigo mesmo e com a vida que está vivendo.

Investir em si mesmo é dar-se o melhor de que necessita. Quando se está bem, as chances de se obter resultados melhores em tudo aquilo a que se dedica também aumentam. Investir na própria saúde emocional pode valer mais do que investir em certos bens puramente materiais. Trata-se de estabelecer uma hierarquia de valores. Cada coisa tem seu grau de importância. Priorizar o que pode melhorar a qualidade da própria vida, em seus aspectos mais profundos, é uma tomada de atitude inteligente.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário