segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Bens imateriais

O mesmo que bens não-materiais, intangíveis. - A quem pertencem? ... Quanto valem? ... Podem se manter vivos nas lembranças das pessoas ou se perderem no vazio do esquecimento? ... Os conhecimentos produzidos pelas ciências em geral no decorrer da história, a sabedoria ou ditos populares, crenças religiosas, tradições transmitidas oralmente, obras musicais e outras podem se constituir como bens imateriais. Embora estes sejam de natureza não-visível, não-palpável, de alguma forma podem ser expressos simbolicamente, ganhando consistência física. Um exemplo disso pode ser a partitura de uma melodia qualquer ou a sua reprodução através da voz humana e de instrumentos musicais.  

Há alguns anos, a cidade de Olinda recebeu da Unesco o título de patrimônio da humanidade. Bens imateriais podem também obter esse mesmo reconhecimento. A memória e os feitos de Jesus Cristo, de Buda, Maomé, Che Guevara, Luther King, São Francisco, Chapplin e de outros fazem parte do inconsciente coletivo da humanidade. São personalidades que se tornaram referências.  Ninguém pode se considerar dono das grandes idéias que existem no mundo. As doutrinas religiosas são patrimônios da humanidade. Todos indistintamente podem delas se utilizarem em benefício de si mesmos e de outras pessoas.

Quanto vale as idéias e lembranças existentes no consciente e no inconsciente coletivo da humanidade, no mundo todo? O valor desses bens imateriais é incomensurável, isto é: não pode ser medido em dinheiro. A verdade é que, esses bens possuem um potencial incrível de se materializarem, transformando-se em bens passíveis de serem valorizados também do ponto de vista monetário.

De forma semelhante aos códigos de barra, os bens imateriais podem se combinar de infinitas maneiras, desdobrando-se em novos e diferentes bens. O potencial transformador da vida humana está presente em cada pessoa. Dependem das idéias existentes na consciência dos seres humanos os rumos a serem tomados pelo curso da história. O material se subordina ao imaterial e não ao contrário. A inteligência, as idéias e lembranças conscientes e inconscientes, os valores humanos se constituem como principais patrimônios que todos devemos salvaguardar e promover, da melhor 
maneira que tivermos ao nosso alcance. 
  
Postado por José Morelli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário