terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Viver

O que é viver?... A planta vive a plenitude de sua vida na capacidade do que a natureza lhe permite. Uma roseira se realiza plenamente ao produzir belas e perfumadas rosas. Da mesma forma os minerais, cada um de acordo com as características próprias com que a natureza o dotou, cumpre seus papéis no contexto de todo o mundo e de todo o universo. A pedra se realiza como pedra, a água como água, o mercúrio como mercúrio. Ao serem juntados uns com os outros, ora eles apenas se misturam, ora eles se fundem, modificando-se definitivamente, transformando-se em novas formas de natureza.

A plenitude da vida animal é alcançada pelos bichos, de acordo com a complexidade de sua formação natural. A ameba, um unicelular aparentemente simples, no qual se pode observar a fluição da energia, que caminha em toda a sua extensão. Na outra ponta, o chimpanzé, com um grau mais sofisticado de complexidade em sua formação, a ponto de possuir um cérebro quase nas mesmas proporções do que o dos seres humanos. Os bichos preenchem suas capacidades de viver seguindo seus instintos e povoando este planeta, dotando-o de uma variedade de tipos os mais belos e exóticos que a mente humana jamais poderia imaginar. Todos eles possuem uma finalidade. Formam uma cadeia que não pode e não deve ser rompida. A vida de uns depende da vida de outros. Qualquer um que seja retirado dessa cadeia prejudica ou mesmo impossibilita a vida de outros. Daí a importância de se cuidar e de se preservar a natureza, como vivem alertando os ecologistas e aqueles que possuem consciência do que é e de como funciona a natureza.

E quanto aos seres humanos? O que é viver para homens e mulheres? ... A resposta é a mesma. Que vivam a plenitude de suas vidas desenvolvendo as capacidades com que a natureza os dotou. O corpo dos seres humanos possui minerais em sua composição, de igual maneira possuem também uma flora e uma fauna. Porém, a característica distintiva da natureza humana é sua capacidade mental de refletir, de conscientizar-se de si mesma e do que existe ao seu redor. Com essa capacidade os seres humanos podem se ligar a tudo, podem ganhar a dimensão do mundo e do universo. Viver humanamente é comungar a própria vida com tudo e com todos.  

Por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário