sábado, 7 de dezembro de 2013

Centrar-se no Interlocutor

Interlocutor é aquela pessoa ou aquele grupo de pessoas com quem você fala ou para quem escreve. “Centrar-se” é dar atenção à pessoa a que se dirige, considerando-a como centro, principal razão de sua comunicação.

É claro que o assunto, também, precisa ser do interesse do destinatário; entretanto, no momento em que a comunicação ocorre, a preocupação maior não deve ser com o discurso (conteúdo da fala), mas com o entendimento do discurso pelo interlocutor. Daí a necessidade de manter-se atento nele, percebendo-o em suas reações, se está ou não entendendo o assunto, acompanhando-o e com que interesse.

Um professor ou professora, excessivamente preso (a) ao conteúdo de sua aula, não conseguirá prestar a devida atenção nos alunos. Essa falta de atenção em seus interlocutores pode prejudicar o aprendizado. A segurança do professor (a) facilita seu desprendimento do conteúdo a ser ensinado, permitindo-lhe comunicar-se melhor.

Ao falar em público, o orador transmitirá sua mensagem, com muito mais eficácia, se conseguir olhar para seu auditório, transmitindo-lhe, no olhar, sua confiança em si mesmo, no tema que está tratando e nas pessoas, que estiverem ali para ouvi-lo. Para portar-se assim, o orador precisa superar as inseguranças, que porventura tenha, com relação ao tema que tem como objetivo abordar, e com relação à sua aceitação, como pessoa, da parte de seus ouvintes.

Você que me lê nesta coluna é, também, um interlocutor. Infelizmente, não posso vê-lo, nem conversar com você, ouvindo-o a respeito do que costumo escrever aqui. Acontece, vez ou outra, de algum leitor comunicar-se por carta ou telefone. Pessoas que me conhecem pessoalmente, também costumam comentar um ou outro tema lido no jornal.

Porém, para que eu possa, realmente, centrar-me no interlocutor, seria preciso que mais leitores (as) se manifestassem a respeito dos artigos sobre psicologia, publicados a cada semana. Pareceres, críticas e sugestões serão bem aceitas. Com este retorno, acredito, a qualidade destes trabalhos poderá ser ainda melhor. Antecipadamente, agradeço!

Por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário