segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Alçadas

Este termo vem do vocábulo jurídico e significa, de acordo com o dicionário, “jurisdição”, “competência”. Neste texto, quero utilizar-me da palavra “alçadas” (no plural), num sentido mais amplo, de tudo aquilo sobre o qual temos poder e capacidade de influenciar e modificar. Pergunto: qual o poder que temos sobre o amor que o outro ou os outros têm por nós?... Penso que, diretamente, não temos nenhum. Quem tem, diretamente e em primeiro lugar, alçada sobre o amor que sente, dentro de si, é a própria pessoa que ama. O amor pertence a cada um. É ele quem cuida e é responsável por seu próprio sentimento.

A pessoa amada pode corresponder ou não. É ela que tem alçada para deixar-se ou não contagiar pelo amor do outro. Duas pessoas que se amam precisam entender e saber respeitar essa hierarquia. Este é o princípio. Na prática, os gestos e atitudes não vêm com carimbo de qualidade. As verdadeiras intenções nem sempre transparecem. Estão sujeitas às mais variadas interpretações. Um presente pode ser entendido como uma prova de amor ou como uma chantagem, um meio para controlar os sentimentos do outro.

Respeitar as alçadas exige maturidade humana. Quem não tem uma base de auto-estima e de segurança pessoal, não consegue manter-se bem, diante das exigências normais de uma vida a dois. A falta de confiança em si próprio é transferida para o outro. Sobrevém a necessidade de vigiá-lo, controlá-lo.O amor perde sua espontaneidade natural, sendo substituída pelo medo da perda. Decresce a qualidade do relacionamento. Decresce, também, a capacidade de as pessoas se proporcionarem felicidade.

É próprio dos adultos sadios e conscientes serem responsáveis por suas ações e sentimentos. É um direito que possuem e que deve ser respeitado pelos outros. Os pais respondem pelos filhos menores. Na medida em que eles crescem e se desenvolvem, vão, pouco a pouco, assumindo poder sobre suas vidas. Nessa dinâmica toda, o sentido das alçadas vai sendo estabelecido e vivenciado à sua maneira, em cada fase da vida e de acordo com as circunstâncias que envolvem cada um. É um aprendizado constante. Se os indivíduos sabem se respeitar mutuamente, a sociedade em seu todo só tem a ganhar. As alçadas existem, para que os valores fundamentais da vida tenham lugar e respeito no dia a dia das pessoas e da sociedade. 

Por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário