domingo, 29 de julho de 2012

“Acertar os ponteiros”

Se meu relógio de ponteiros está parado ou errado, preciso urgentemente acertá-lo, sob risco de perder algum compromisso importante. Para isso, necessito adotar dois procedimentos, pelo menos: primeiro, identificar a hora certa; segundo, mover os ponteiros (das horas, dos minutos e dos segundos), ajustando-os a seus respectivos indicadores, no mostrador, de acordo com a hora certa do fuso-horário em que me encontro.

Se o relógio não atrasa nem adianta, os ponteiros caminham numa velocidade comparada à da Terra, em seu movimento de rotação (ao redor de si mesma). Desde que os ponteiros tenham sido acertados, passará a haver uma maior coincidência nos movimentos destes com os períodos de 24 horas do dia. Desta forma, meu relógio estará em condições para servir-me, em seu objetivo de marcar o tempo, ajudando-me a administrá-lo melhor.


Quando ouço alguém dizer que precisa “acertar os ponteiros”, dependendo do contexto da frase, entendo que não está se referindo ao acerto dos ponteiros do relógio propriamente dito, mas a outro tipo de acerto, que pode ser: na vida pessoal; nos negócios; nos estudos; no casamento; nos relacionamentos de amizade ou em qualquer outro aspecto da vida, que esteja exigindo uma atenção maior de sua parte.


Nestes casos, o relógio e seus ponteiros servem como referências simbólicas. Dia, noite, movimento, rotação / translação, sol / lua / estrelas, mês / ano / século / milênio, atrasar / parar / adiantar, horários normal e de verão, acertos necessários de tempo em tempo, estas são algumas das contingências, que acompanham a vida dos relógios e das pessoas.


Problemas menores para acerto dos ponteiros do relógio podem ser solucionados pelo próprio usuário, outros mais intrincados apenas pelo relojoeiro. Da mesma forma, para “acertar os ponteiros”, da vida, muitas vezes não é necessário senão o concurso da própria pessoa, sem que precise da ajuda especializada de ninguém. Outras vezes, porém, é indispensável contar com a participação não do relojoeiro mas de um profissional, que estuda e se dedica à vida das pessoas e ao intrincado mecanismo de seu funcionamento. Um desses profissionais é o psicólogo ou psicoterapeuta.


Por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário