quinta-feira, 27 de julho de 2023

Agregar valor

Alvejar um pano de saco rústico tornando-o mais delicado, a fim de que possa servir como pano de prato é agregar-lhe mais valor. O cacau é valorizado quando transformado em chocolate. Este passa a custar, ainda mais, ao receber recheios que o transformam em apetitosas e tentadoras trufas. O aço, extraído da natureza, multiplica muitas vezes seu valor de venda quando é forjado e transformado em motor de uma moderna aeronave.

No contexto mercadológico em que vivemos, onde tudo ou quase tudo se transforma em mercadoria e pode ser comprado ou vendido, construímo-nos mentalmente, na maneira como manejamos nossos raciocínios, influenciados por essa dinâmica de compra e de venda que “de camarote” assistimos desde a nossa mais tenra infância. Compramos e vendemos coisas, além de nossos conhecimentos e habilidades pessoais. O voluntariado e a gratuidade quase que entram como exceção de uma imperiosa regra.

Nossas ações possuem um valor humano. Elas servem à construção de nós mesmos, do mundo e das pessoas dos outros também. Ultrapassando seu valor humano, nossas ações podem ter também outra importância que é aquela que só a fé é capaz de reconhecer. Pela fé, nosso entendimento não se limita àquilo que é finito; mas avança no sentido do infinito: de Deus mesmo em toda a sua incomensurável grandeza. Quando vivemos nossa vida agregando-lhe a fé, o valor dela se amplia infinitamente.

Com a fé, abrimo-nos interiormente ao convívio com Deus. Nossa mente e nosso coração o acolhem, cientes de que também estão sendo acolhidos por Ele. Como uma esponja que se encontra embebida pela água, assim também nossa vida inteira é perpassada/permeada pelo existir de Deus. A fé nos leva a acreditarmos que somos inseparáveis de Deus e que Ele é inseparável de nós. Mesmo quando nos julgamos falhos em nossos pensamentos e ações, ainda assim Ele não se ausenta nem se distancia de nós.  Convida-nos ao reconhecimento de nossas verdades e ao arrependimento. Como ao filho pródigo que esbanjou toda a fortuna que o pai lhe havia dado, Ele nos acolhe sempre de braços abertos.

Nossa fé é um dom de Deus-Pai, gratuitamente concedido aos seres humanos. O valor que ela agrega à nossa vida não tem preço. No alto de sua cruz, Jesus – o Filho de Deus feito homem - o conquistou para nós, através de seu sangue derramado. O Espírito Santo distribui seus dons livremente a quem Ele quiser e quando Ele quiser.  Nossa visão sob a ótica da fé não exclui leituras que dimensionam os alcances humanos de toda e qualquer atitude tomada; muito pelo contrário, permite ainda que ampliemos nossa capacidade de dimensionar alcances que vão além dos valores humanos, tanto na altura como na profundidade de seus entendimentos.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário