terça-feira, 31 de julho de 2018

Poluição emocional

Em sentido literal, são mais conhecidas e comentadas as poluições da atmosfera, do solo e das águas. Com certa frequência, também, ouvimos falar das poluições visuais e sonoras (auditivas). Quanto à poluição emocional, seu sentido não é literal, mas figurativo apenas. A palavra poluição pode ser facilmente entendida por todos nós, que vivemos no atual momento histórico; uma vez que, em nenhum outro tempo, como este nosso, essa palavra foi e tem sido tão propalada em documentários e notícias.

Bem ou mal comparando, da forma como os resíduos tóxicos permeiam o ar, solo e águas; assim também alguns sentimentos ou estados emocionais incômodos se instalam em nossa mente e em nosso corpo, permeando-os e sequestrando-os de alguma forma.  Sentimo-nos desconfortáveis, sem total clareza do por que ou de onde surgiram tais sensações e fantasias. Identificamo-nos com esses sentimentos, interpretando-os como partes indissociáveis de nossa integridade mental/emocional. Vivenciamos, assim, momentos de insegurança e de angústia.

A pensamentos e a idéias se associam sentimentos e sensações; uns se originando de outros. De ideias podem surgir sentimentos e de sentimentos podem surgir ideias. Sensações fortes e desagradáveis podem ser provocadas por sonhos ou pesadelos. Sensações relacionadas à percepção de nós mesmos (quanto à nossa integridade moral e à nossa saúde física e/ou psicológica), também podem ser comparadas a resíduos poluentes que impregnam as profundezas de nossa vida (de nossa alma/espírito/ intimidade).

Que poder temos para administrar essas sensações e sentimentos negativos e incômodos? Somos capazes de distanciar-nos de nós mesmos e do que estamos sentindo, separando o “quem somos” daquilo que momentaneamente nos incomoda? Somos suficientemente fortes e seguros de nossa identidade, à semelhança de um barco em alto mar, que não sucumbi à violência dos fortes ventos e das altas ondas, desde que bem conduzido por seu experiente timoneiro? A experiência de vitórias obtidas em lutas passadas nos ajuda a termos mais tranquilidade nas ocasiões em que precisamos nos despoluir emocionalmente.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário