sábado, 7 de julho de 2018

Essência e perfume

De um frasco de essência pode-se fazer uma quantidade grande de perfume. O contrário não é possível: ninguém consegue fazer de um frasco de perfume maior quantidade de frascos de essência. Porém, na hora de presentear, é comum que as pessoas deem mais preferência ao perfume que à essência. A boa dosagem na mistura com outros agentes garante ao perfume suavidade e prazer àqueles que têm a oportunidade de sentir seu cheiro.

Essência e perfume podem representar, simbolicamente, as pessoas e suas atitudes. Nas pessoas, a essência é o núcleo de sua personalidade, a base de onde se originam todas as ações que pratica. Assim como na essência existem características que a identificam, distinguindo-a de outras essências, extraídas de outras fontes, da mesma maneira, a personalidade possui características que se traduzem em atitudes especiais e únicas.

Os momentos oferecem as misturas a serem adicionadas à essência, originando-se assim as atitudes (os perfumes). Dependendo de onde se originam, as essências possuem fragrâncias básicas inconfundíveis. As personalidades trazem consigo, também, a marca de suas fontes. A soma dos fatores que constituem essas fontes é passada à personalidade de cada novo ser.

É verdade que, no transcorrer do tempo, a personalidade recebe outras contribuições externas que, somadas aos fatores internos, a tornam única em sua forma de ser ou existir. Esta identidade original da personalidade transfere-se para as atitudes dela nascidas.

À semelhança dos perfumes, as atitudes conservam sempre a fragrância básica de sua essência. Percebe-se com capacidade de proporcionar-se a si mesmo e aos outros suavidade e prazer. Através das próprias atitudes, estimula o desenvolvimento de um lado necessário a todas as pessoas, a fim de que possam se sentir racional e afetivamente equilibradas e realizadas.

Postado por José Morelli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário