quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Efetividade do afeto

Quando alguma ação é reclamada pelo afeto, é bem maior a probabilidade de que ela ocorra, mesmo que vá na contramão da razão. Normas, obrigações, proibições, princípios e outros imperativos que se impõem à inteligência vêem-se constantemente burlados pela afetividade. Alguma válvula de escape permite que essa energia encontre vazão, expressando-se de alguma forma.

O afeto é uma energia, força sensível que emociona e gratifica. Por maiores e mais convincentes que sejam as razões, se os sentimentos pendem para outra direção, os esforços se frustram ou o rendimento no sentido das obrigações fica seriamente comprometido.

A concentração do jovem que insiste “estudar” diante da televisão que transmite o jogo de seu time preferido, fatalmente ficará prejudicada em sua capacidade de entender e de reter a matéria a ser estudada naquela hora. O mesmo acontece quando uma paixão envolve o coração de alguém. O mais comum é que esse indivíduo consuma grande parte de seu tempo e de sua energia com o seu pensamento e interesse voltados para a pessoa amada, que é objeto de sua paixão.

Um casal que construiu laços de afetividade durante anos de convivência, exatamente por força desse sentimento, tenderá a emitir respostas consonantes ao mesmo, encontrando dificuldades para saírem dos esquemas e pactos já estabelecidos. A mesma coisa se pode dizer com relação à afetividade daqueles que construíram laços afetivos em grupos religiosos. A convivência, a amizade é, muitas vezes, mais forte do que motivos que atendam a lógicas racionais.

Já que as razões do coração são assim tão fortes, como intensificá-las e fortalecê-las? – As maneiras podem ser muitas. Dependendo de pessoa para pessoa, o que fala alto para uma pode não ser tão expressivo para outra. Na lógica do coração, nem sempre atitudes pacíficas representam a autenticidade dos sentimentos de maneira mais incisiva e verdadeira. A perda do controle, atitudes de indignação e de intolerância, certa agressividade dramático-trágica podem significar, com mais eficácia, a intensidade da dor que a ausência do afeto tem a capacidade de provocar.    

Postado por José Morelli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário