quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Alegria expressa na cultura de um povo

Desde os tempos da Grécia antiga, já havia uma palavra especial que servia para se referir à alegria. Trata-se da palavra eutrapelia, que significa virtude da alegria. De acordo com o pensamento grego, a alegria é uma virtude, um valor, uma importante qualidade da alma humana.

Das principais culturas que formaram historicamente o povo brasileiro (indígena, européia e africana), as três expressam alegria; porém a que mais se sobressai nesse quesito é, sem dúvida, a cultura que nos foi trazida pelos africanos, que aqui aportaram como escravizados. Não que muitos deles não tenham morrido de tristeza, exatamente em consequência da violência e da desumanidade com que foram tratados. No entanto, os que sobreviveram e deixaram aqui descendentes conseguiram manter a altivez, mesmo frente aos trabalhos mais pesados. São conhecidas canções que costumavam cantar enquanto se dedicavam aos serviços mais duros: plantios e colheitas da cana de açúcar ou do café, socar o pilão e peneirar a farinha, além de outras.

O gosto pelas festas populares e públicas, pelos ritmos candentes, pelas danças, pelos coloridos vivos das roupas impregnou e, ainda hoje, consegue impregnar o sentimento brasileiro e de todos os que escolheram este nosso chão para nele trabalhar e viver.  

Essa alegria cultural não se restringe ao profano; mas envolve também o religioso. As festividades do catolicismo, transmitido pelos colonizadores portugueses, foram enriquecidas com manifestações; nas quais, a criatividade do povo simples conseguiu expressar sua maneira de entender e de sentir a própria fé. Grupos de congadas, folias, moçambiques, marujadas, maracatus possuem origem religiosa.

Há dezesseis anos, as festas do Rosário da Penha têm sido a expressão dessa cultura popular religiosa. O bairro da Penha, na cidade de São Paulo, tem se tornado referência. O bom êxito, aqui, anima outras comunidades da região e de toda a cidade. A comunidade promotora dos festejos vem realizando celebrações na igreja do Rosário em todo primeiro domingo de cada mês.

Postado por José Morelli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário