sábado, 31 de dezembro de 2016

Meu primeiro computador

Mesmo quem diz que nunca comprou ou ganhou computador na vida, possui este a que estou querendo me referir aqui/agora: trata-se do computador da mente com que cada um de nós vem dotado, desde que fomos engendrados no seio de nossa mãe. Muito antes de o Bill Gates sonhar em existir, os mecanismos de transmissão, armazenamento e processamento de dados (codificação e decodificação) funcionam em mim e em você. O meu e o seu primeiro computador foi e é a mente que possuímos e que se encontra acondicionada, respectivamente, em minha e em sua caixa craniana. 
Portanto, engana-se quem choraminga dizendo que não tem e nunca teve computador.
O sistema de funcionamento desse nosso primeiro computador tem servido como inspiração aos cientistas que vêm pesquisando e aprimorando essas modernas tecnologias, que nós vimos chamando de computadores de primeira, segunda, terceira, ...  última geração. Até alguns dos nomes utilizados nas linguagens cibernéticas são os mesmos que identificam processos mentais de nosso cérebro.

O meu primeiro computador, assim como o seu e dos demais seres humanos, desde que saiu da fábrica, já veio munido de sistemas específicos de comandos. Esses sistemas ou programas se responsabilizam por várias tarefas, tais como: a de fazer com que nosso sangue circule através das veias e artérias; a de fazer com que o ar seja inspirado e expirado, nutrindo nossas células com oxigênio; a de digerir os alimentos retirando deles os nutrientes necessários à nossa subsistência; a de servir à nossa interação com o ambiente externo, mediante, funcionamento dos nossos órgãos dos sentidos: visão, audição, tato, olfato, paladar.   E não acaba aí... sutilezas mil podemos conseguir aprimorando-nos em nossas capacidades básicas de funcionamento.

Hoje, os computadores estão em todos os cantos. Os princípios com os quais eles se constituem estão presentes em inúmeros instrumentos: na medicina; nas aeronaves e automóveis; nos eletrodomésticos; nos aparelhos de televisão e outros. Nosso primeiro computador sempre foi dotado de microcircuitos e de redes compartilhadas, através das quais as informações se conjugam e se complementam.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário