sexta-feira, 25 de abril de 2014

Gol


No futebol, gol é bola passar a linha das traves em direção ao fundo da rede. Um gol pode ser justa ou injustamente validado ou anulado pelo juiz. A diferença de um único gol pode dar a vitória a um jogo ou mesmo a um campeonato. Por ele consagra-se o vencedor. E essa consagração pode durar alguns dias, alguns meses, um ano, quatro anos, como no caso das Copas do Mundo. A vitória legítima atesta o valor do jogador e do time, faz reconhecida sua superioridade seja ela por capacidade comprovada, esperteza, organização, sentido de equipe, garra ou simplesmente mera sorte. O gol massageia, reforça o “eu” de quem o marca, de quem dá o passe, de todo um time e de sua torcida. Existe gol de bola em movimento, de falta, de pênalti, de impedimento. Triste é perder gol-feito. Mais triste, ainda, é marcar gol-contra.

Na vida, como no futebol, podemos marcar poucos ou muitos gols. Isto é: realizarmos nossos intentos, mostrando-nos no que somos e no que temos capacidade de conquistar. Podemos, também, colaborar com os outros ao realizarem seus desejos. Nossos gols podem ser sentidos como vitória por e para outros, assim como podem, os gols de outros, serem sentidos como vitória por e para nós.

Na vida, os campos em que marcamos gols podem ser muitos: o campo profissional, familiar, social, político e outros. Nossos desejos realizados podem ser considerados gols de placa, inteiramente merecedores de serem comemorados. Pode acontecer de conquistarmos nossos desejos em posição de impedimento, o que nos deveria fazer sentir menos satisfação. A oportunidade de marcarmos gols pode vir por falha dos outros ou em decorrência de um castigo imposto aos outros por conta de alguma regra infringida. Dependerá de nós sabermos aproveitar ou não a oportunidade.


Acontece, às vezes, de perdermos chances incríveis de marcarmos gols-feitos. Tendo vencido o goleiro e estando na cara do gol, desperdiçamos a oportunidade chutando a bola pela linha de fundo. Acidentalmente ou por alguma razão que não encontramos explicação, pode acontecer de marcarmos até mesmo gol-contra. Isso acontece quando agimos de forma contrária àquilo que nos propúnhamos realizar, afastando-nos de nosso objetivo. Facilitamos que outros cheguem antes de nós ao que almejávamos. Com isso, não nos resta outro sabor senão aquele amargo da insatisfação.

Por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário