domingo, 24 de abril de 2022

Sentido de pertencimento

O Sentido de pertencimento é o resultado da junção entre a razão e a emoção/constatação existencialmente experimentada/provada/degustada/saboreada por quem se entende membro de uma coletividade. Trata-se da crença subjetiva numa origem comum que une distintos indivíduos. Trocando em miúdo, podemos dizer que é a sensação de que pertencemos ao Mundo, ao Brasil, à Penha e de que o Mundo, o Brasil e a Penha nos pertencem. Consequentemente, símbolos desses lugares passam a expressar nossos valores, medos e aspirações. Características culturais e raciais que nos são comuns destacam-se por conta desta nossa consciência. Acreditamos, então, que não só podemos interferir na rotina e nos rumos desses lugares como temos o dever cívico e ético de fazê-lo.

Neste ano, nosso país estará comemorando 200 anos de sua independência. Sete de setembro faz parte do simbólico do Brasil - livre da submissão de colonialismos, regozijo para todos que possuem a consciência plena de pertencimento a este chão sobre o qual nossos pés se apoiam e se movimentam.  Ainda no mês de setembro, no dia oito, o bairro da Penha de França estará comemorando mais um ano de sua existência histórica.

O sentido de pertencimento é salutar em seus efeitos. Ele possui uma força em si mesmo. Quem dele compartilha sente-se mais seguro e forte, trazendo na própria consciência e na vibração das emoções as condições necessárias a uma vida humana com mais personalidade, com mais identidade. Os ícones que melhor representam a história e os valores compartilhados pelos cidadãos e cidadãs penhenses de nascimento e de coração, de todas as idades, servem-lhes como referências em seus juízos e entendimentos.

Com a participação da sociedade civil, através de suas instituições, estarão sendo organizados eventos comemorativos sejam de lazer ou de cunho cultural, instando a comunidade em seu todo para que desenvolva um maior sentido de pertencimento ao bairro. Está mais do que na hora da Penha voltar a receber, da parte de cada um de nós, um olhar benevolente e interessado, um olhar amoroso e de reconhecimento pelo lugar que nos acolhe e nos serve de impulso aos nossos projetos e realizações.   

Postado por José Morelli

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário