terça-feira, 29 de outubro de 2019

Auto-massagem

Quando é a própria pessoa que se massageia, chamamos de auto-massagem. Uma das vantagens de se massagear é o fato de a pessoa sentir o efeito produzido pelo seu próprio toque, nas regiões do corpo em que sente mais tensão. Iniciando com uma pressão mais leve, caso esteja sentindo dor, pode, pouco a pouco, intensificar os movimentos e a pressão, na medida em que a dor vai diminuindo.  O princípio é o de dissolver a tensão, esteja ela na região do corpo em que estiver.

As mãos são o principal meio de se massagear. Um pé é capaz de massagear outro pé ou mesmo algumas regiões da perna, como a barriga-da-perna ou o tornozelo e as canelas, por exemplo. O esforço para adaptar a posição das mãos ou dos pés, já é um exercício, que concorre para que a auto-massagem produza ainda mais efeitos.

A região das costas representa um desafio para ser massageada com as próprias mãos. Porém, com criatividade, é possível encontrar maneiras de alcançá-la em toda a sua extensão, ora friccionando-a, ora dando-lhe leves tapas com o dorso das mãos.

Ao esfregar as mãos uma na outra, elas desprendem energia, assim como acontece com outros objetos. Ao passá-las, logo em seguida, no rosto, nas pernas e em outras partes do corpo, as mãos provocam a passagem e a descarga de eletricidade, fazendo diminuir a tensão, acumulada em cada uma dessas partes.

Enquanto as mãos tocam, não deixam, também, de serem tocadas. Os efeitos são recíprocos. As tensões, no corpo, frequentemente, são causadas pelas preocupações da vida e pelos conflitos não resolvidos. Ao massagear-se, a pessoa se ajuda, procurando aliviar seu corpo das consequências diretas, nele provocadas, pelas preocupações e pelos conflitos. É uma forma de auto-controle diante das situações que desequilibram a vida. Uma razão a mais para se sentir competente e feliz, capaz de se proporcionar, com as próprias mãos, bem estar e saúde.

Corpo e mente estão intimamente ligados. Por dois caminhos as pessoas podem se ajudar: pela via da mente, trabalhando-se em seus pensamentos e vivências e, pela via do corpo, através de exercícios corporais e de massagens. Na medida em que uma pessoa pratica a auto-massagem, ela descobre maneiras novas de se conhecer e de se valorizar através de atitudes palpáveis e concretas

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário