quarta-feira, 31 de julho de 2019

Rotular

É o mesmo que: colocar rótulo o etiquetar. O rótulo serve para identificar o produto que se encontra no interior de uma embalagem qualquer. Todo rótulo tem essa serventia, mas nem sempre o produto corresponde ao que ele diz. Existem tanto rótulos verdadeiros como rótulos falsos, colocados com a intenção de enganar quanto ao produto em si ou à sua procedência. Produtos que, pouco o quase nada se diferencia uns dos outros, podendo facilmente ser trapaceados com rotulagem falsa.

O verbo rotular também é utilizado quando alguém se refere a outra pessoa, resumindo sua identidade com um único adjetivo, de forma superficial e precipitada. Com relação a produtos, é possível se descobrir sua verdadeira natureza através de um teste de qualidade. Afirmações sobre pessoas é uma coisa fácil de fazer. Algumas vezes, se é possível dar-lhes a chance de passarem por averiguações de qualidade; na maior parte das vezes, porém, esse tipo de averiguação não é possível e se fica apenas com a imagem do rótulo inadequado ou superficial.

“Ganha fama e deita-te na cama!” Este provérbio, tão antigo, consegue passar uma ideia interessante. Se alguém adquire credibilidade perante os outros pode fazer uso desta imagem positiva pelo resto da vida, desde que não venha a “pisar na bola”, negando o que a fama lhe havia garantido. A vida é muito dinâmica e uma caixinha de surpresa de todos os tipos. As pessoas podem ser sempre novas, mostrando em qualquer momento faces ainda desconhecidas de sua realidade e que um simples rótulo não consegue mostrar.

É muito cômodo ater-se a rótulos. Não que eles não tenham seu valor e importância. Em se tratando de pessoas, no entanto, é importante que não sejam entendidos com o termo final de uma compreensão ou de uma definição do que elas são, mas como um começo de novas buscas, uma porta aberta que leve a entendimentos mais amplos e profundos da realidade que elas representam.

Rótulo é apenas rótulo, uma simples etiqueta. O conteúdo é sempre mais importante. O primeiro existe em função do segundo e não ao contrário. O rótulo é apenas um meio condutor, que pode ou não levar àquilo que é objeto do desejo. Vale à pena não se acomodar e abrir-se nos olhos e no espírito, superando a preguiça e o medo de ir sempre mais além das aparências.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário