domingo, 12 de agosto de 2018

Jornada do Patrimônio 2018

Nos dias 18 e 19 próximos, o Núcleo de Valorização do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal da cidade de São Paulo estará promovendo a Jornada do Patrimônio do corrente ano – uma cidade, muitas mãos. Fazem parte da programação: - Roteiros de Memória; - Visitas a Imóveis históricos; - oficinas e palestras. No cartaz de divulgação, o convite lembra o conhecido samba de Adoniran Barbosa - “Se o Senhor não tá lembrado, dá licença de contar!”

O bairro da Penha também estará sendo contemplado nesse evento que acontece em toda capital paulistana. No dia 18, sábado, às 11:00 horas, no interior da Igreja do Rosário, situada no Largo do Rosário s/n, estarei proferindo uma palestra sobre o Patrimônio Histórico em que se constitui a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída pela Antiga Irmandade dos Homens Pretos da Penha de França. “Expressões do Rosário” é o título dado à palestra. A intenção é de discorrer tanto sobre o patrimônio material como sobre o patrimônio imaterial, além de histórias embutidas nesses dois contextos.

De tantos patrimônios existentes no passado mais remoto, poucos permanecem em suas integridades e ainda podem ser vistos e tocados nos dias atuais. Eles fizeram parte de histórias envolvendo nossos antepassados, permitindo-nos que façamos deles novas leituras sob o olhar daquilo tudo que entendemos como modernidades hoje. Oportunidade de viajarmos no tempo relendo e interpretando as marcas que ainda permanecem na materialidade do espaço físico.

Convido aos leitores e leitoras desta coluna a que venham participar desta palestra, trazendo a própria curiosidade de ampliar seus conhecimentos sobre a historicidade que nos cerca e nos é comum. Realidade que se constrói no tempo, célere e ininterruptamente, e que nos escapa pelos vãos dos dedos; porém, deixando-nos no subconsciente indeléveis sinais de sua passagem.

A divulgação do evento em seu todo pode ser encontrada no site: www.jornadadopatrimonio.prefeitura.sp.gov.br/2018

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário