quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ouvir o silêncio

Sons e ruídos em excesso incomodam. Em algumas ocasiões o silêncio é recebido com alívio. Para se ouvir o silêncio é preciso entendê-lo não só como ausência de barulho. Ouvir o silêncio é reconhecê-lo naquilo que ele contém de cheio, de pleno. Em tudo e em todos sempre existe um lado silencioso. Temer ouvi-lo e enfrentá-lo é impedir-se de ver e de ver-se. 

A ansiedade de manter-se constantemente ocupado ou com os ouvidos ocupados é uma fuga de si mesmo. Proporcionar-se momentos de silêncio, aprendendo a ouvi-lo e entendendo o que ele esconde, dentro de si, é de fundamental importância, para o equilíbrio emocional e bom desenvolvimento das capacidades humanas.

Nossos ouvidos de gente possuem uma capacidade relativa para ouvir. Existem outras espécies animais cuja audição é bem mais apurada que a nossa. Mesmo assim, a poluição sonora com que convivemos, frequentemente, ultrapassa os limites de nossa capacidade de suportá-la. O excesso de ruídos sobrecarrega nosso sistema nervoso, podendo levá-lo ao estresse.

Há momentos em que o silêncio incomoda realmente. Porém, “fugir dele como o diabo da cruz”, não é uma boa idéia. Falar é bom, falar demais pode ser por medo de ouvir ou de ouvir-se. Manter o rádio ou a televisão ligada o dia inteiro, pode ser uma forma de não se permitir ouvir o silêncio.

As palavras falam e o silêncio também. Existem silêncios muito expressivos mesmo... falam alto, gritam forte nos ouvidos.  Bons entendedores são capazes de compreendê-los, em seus plenos significados. Dar provas de acolher alguém em seu silêncio é de um valor inestimável. Quem se percebe assim acolhido, sente-se mais encorajado a aceitar-se, superando seus medos.

Toda psicoterapia é feita de palavras e de silêncios. Ambos têm muito a revelar, tanto ao paciente como ao psicoterapeuta. Palavras e silêncios, interpretados e reinterpretados, têm o poder de mobilizar interiormente, constituindo-se num processo, capaz de desfazer fantasias e medos inconscientes. O tempo concorre também. Pouco a pouco, os resultados aparecem... e, com bastante consistência. O horizonte se amplia e a vida passa a oferecer mais e melhores oportunidades de realização pessoal. 

Por José Morelli

2 comentários:

  1. Hoje entendo a importância do silêncio, mas na prática é muito difícil. Gostaria de entender um pouco mais.

    ResponderExcluir
  2. Hoje entendo a importância do silêncio, mas na prática é muito difícil. Gostaria de entender um pouco mais.

    ResponderExcluir