quinta-feira, 8 de maio de 2014

Gênero

É menino ou menina?... Esta é uma das primeiras curiosidades, ao se ter notícia de algum novo nascimento. Os seres humanos se distinguem entre gêneros masculino e feminino. No discurso, muitos reconhecem a igualdade de direitos entre homens e mulheres; na ação, porém, esse reconhecimento não aparece com a mesma frequência e intensidade.

Questões de gênero” são problemas, gerados pelas desigualdades de direitos entre os sexos. Pessoas são discriminadas exatamente por serem ou do sexo masculino ou do sexo feminino. Em nosso ambiente cultural, as discriminações que mais aparecem são as relativas ao sexo feminino. Pode acontecer de uma mesma pessoa sofrer várias discriminações: por ser mulher, negra, pobre, analfabeta e portadora de alguma deficiência física. As questões de gênero dizem respeito apenas às discriminações por causa da condição sexual.

Embora, nos últimos anos, as mulheres tenham conquistado muitos direitos, que antes não tinham; ainda hoje, em algumas culturas mais e em outras menos, desigualdades e injustiças são praticadas contra mulheres, exatamente pelo fato de pertencerem ao sexo feminino.

Ao nascermos, encontramos o mundo aparentemente organizado e pronto. Dele recebemos a noção de certo e de errado. Na medida em que desenvolvemos um espírito crítico, vamos percebendo como certos preceitos e normas não resistem a uma visão mais aprofundada e coerente. Da consciência e do esforço de todos é que nascem formas mais justas de tratamento entre as pessoas. Não é preciso grande esforço para constatar que, no campo profissional, os postos que envolvem mais poder, raramente são ocupados por mulheres. Nesses postos, a mulher, se está presente, ainda é exceção e não regra.

É comum, também, observar que, no trabalho, em funções da mesma importância, mulheres ganham menos do que homens. Apurando melhor o olhar e a audição, sem paranóias, podemos perceber ainda muitas outras discriminações com relação à mulher, nos meios religiosos, nas famílias e nos relacionamentos sociais em geral.

As discriminações não vêm apenas da parte dos homens. Mulheres as praticam umas com as outras. A educação que grande parte das mães dá a filhos e filhas, naturalmente, reproduzem modelos machistas. Precisamos de muita atenção e espírito crítico para evitarmos retrocessos nessa evolução, tão necessária para o avanço da justiça e da paz no mundo.

Por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário