terça-feira, 20 de maio de 2014

Contos infantis

A literatura mundial e também nacional é rica em contos, voltados, especialmente, às crianças desde os seus primeiros anos de vida. Escritores e poetas, utilizando-se de sua imaginação fértil, elaboraram e elaboram instigantes ficções das mais variadas formas. O objetivo é o de despertar a atenção e o interesse dos pequenos e pequenas, a fim de que ampliem suas capacidades de entendimentos das pessoas, da natureza (animal e vegetal) e do mundo, existente volta deles e delas.

A partir da magia do “faz de conta que...” a realidade da vida ganha alcances mais amplos. Os olhos e os ouvidos das crianças se abrem ao encantamento de um mundo pleno de possibilidades de atender aos anseios de quem ainda tem uma vida inteira a ser vivida. A fantasia se ativa, levando-as a experimentarem novas emoções.  Em grande parte desses contos, o bem e o mal se digladiam em disputas dramáticas que só terminam quando a estória também termina: ...“o príncipe e a princesa se casaram, tiveram muitos filhos e foram felizes para sempre”.   

Não faz muito tempo, a única opção era a de ler os contos infantis nos próprios livros. Hoje, o leque de possibilidades se abriu muito. Contadores de histórias, apresentações de teatro, filmes, revistas em quadrinhos, tabletes e outros meios permitem a liberdade de escolha. Com alguma boa vontade e esforço, também podemos nos transformar em contadores de histórias, lendo-as às crianças, diretamente dos livros, ou recontando-as à nossa maneira e com as nossas próprias palavras.

Os mais conhecidos contos infantis se tornam referência no universo mental das crianças e dos adultos, servindo como material a ser utilizado em nossas comunicações mútuas. A familiaridade com tantas estórias ajuda à fixação de idéias e à interação entre essas mesmas idéias, num processo de aproximações e de distanciamentos que, pouco a pouco, permite ao leitor passar de um extremo a outro nos pensamentos e nas emoções e sentimentos.


O simples fato de a criança se predispor a ler ou escutar estórias já se constitui como um elemento importante para sua formação e transformação. Gradativamete, as idéias expressas com simplicidade vão se unindo umas às outras, dando-lhes a possibilidade de passarem a dimensionar um todo completo com suas diversas partes, encaixando-se como começo, meio ou fim. 

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