quarta-feira, 26 de março de 2014

Estilos literários

A literatura expressa nossa vida humana e de tudo aquilo que a envolve de múltiplas formas. Os diversos estilos literários expressam as maneiras de como a vida é, por nós percebida, sentida, interpretada, correspondida ou não correspondida. A psicologia, como ciência que estuda o comportamento humano, tem, nas definições e características próprias dos estilos literários, um meio comparativo de poder representar a vida em suas maneiras de ser e de acontecer.

Neste sentido figurativo dos estilos literários, podemos dizer que as pessoas, embora possam em suas manifestações de vida se utilizar de vários estilos, de acordo com a fase em que se encontram vivendo, da infância à velhice, apresentam como pano de fundo um estilo que é o predominante, característico de sua personalidade, marca registrada de toda uma vida.

Em sentido próprio, podemos distinguir os seguintes estilos literários: romântico, poético, dramático, épico, cômico, trágico, didático, retórico,... Nos bons trabalhos da literatura, fatos e idéias são expressos com criatividade, clareza, harmonia e beleza, por isso sensibilizam e agradam. Nos dias de hoje, os temas abordados nos livros são tão ricos de significado quanto aqueles desenvolvidos nas obras dos grandes artistas do passado.

Da mesma forma como fizeram e fazem os artistas de todos os tempos, quando identificamos e aceitamos nosso próprio estilo (de viver) e procuramos com ele enfrentar os desafios do dia a dia, dando-lhes formas de acordo com nosso modo de ser, expressando-nos através deles, sendo capazes de reconhecer-nos no que de bom e de menos bom obtemos como resultado, nossa vida ganha harmonia, tornamo-nos simpáticos, agradáveis a nós mesmos e, possivelmente, a outras pessoas também.

Portanto, a qual dentre os diversos estilos literários seu modo de ser e de agir mais se assemelha?...: o dramático?... o irônico?... o trágico?... o cômico?... a um outro qualquer?... – Você o assume?... – Curte fazer uso dele, desempenhando-o com leveza ou com força, de acordo com o que pede as circunstâncias?... – Capricha na forma de colocá-lo em prática?... Empenha-se em transformar sua vida numa obra de arte, independentemente do estilo com que a tenha vivenciado?... 

Por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário