sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Uma viagem incrível

Desde o momento em que passamos a ocupar um lugarzinho especial no seio de nossa mãe, demos início a uma incrível viagem pelo imenso espaço sideral. Ainda não conhecíamos a luz do dia. Passado o período de gestação, ganhamos novo lugar sob a luz solar, junto a nossos pais e familiares e aos demais humanos e viventes dos cinco continentes do mundo. Nosso planeta Terra pode ser comparado a uma imensa aeronave. Cada volta que completa em torno do Sol tem a duração de um ano (365 dias e 6 horas). 

Enquanto perfaz seu caminho, a Terra gira em torno de si mesma, num movimento conhecido como de rotação. Quando o lado em que nos encontramos de nossa nave se encontra voltado para o Sol, vislumbramos o céu claro e azul de horizonte a horizonte. Quando nossa nave se encontra voltada para o lado oposto ao do Sol, temos a possibilidade de vislumbrar os inúmeros outros astros e estrelas em suas respectivas constelações ou nebulosas.

Além da trajetória em volta do Sol, o conjunto de astros que compõem o sistema solar, percorre outros espaços siderais. A curiosidade dos astrônomos, cada vez mais equipados com instrumentais mais potentes, quase que diariamente traz novidades fotografadas de lugares ainda não tão bem conhecidos. Uma amplitude que não para de aumentar e, da qual, todos participamos de alguma forma, modificando-nos direta ou indiretamente em nossas maneiras de pensar e de sentir.

As viagens possíveis de serem feitas de um país para outro, de um continente para outro, transpondo mares e oceanos, não se comparam com essa incrível viagem, na qual a aeronave é o nosso próprio planeta. Engana-se, portanto, quem diz que nunca fez uma grande viagem. Todos nós viventes, sem exceção, viajamos ininterruptamente. Nossa nave é muitíssimo mais sofisticada do que os melhores aviões das maiores empresas aéreas existentes em todo mundo.

O micro e o máximo não nos são acessíveis sem o uso de instrumentos especiais. O reconhecimento da coexistência destes como partes de nossa realidade de vida, nos inspiram a voarmos em nossas imaginações e fantasias.

Por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário