terça-feira, 19 de novembro de 2013

Aprimorar-se

Aperfeiçoar-se, melhorar-se. O viver é uma chance, uma oportunidade para o aprimoramento dos seres humanos. De duas, uma: ou nos aproveitamos das possibilidades que a vida nos proporciona para crescermos em nossa maneira de ser e de agir, ou deixamos de aproveitar essas oportunidades, mantendo-nos como sempre nos entendemos que fomos ou somos, não aceitando modificações que nos ajudem a melhorar-nos. “Eu nasci assim, e vou morrer assim”, quem não fez ou não ouviu uma afirmação como essa?

Mudanças radicais na personalidade destruiriam a própria identidade. Se o indivíduo não é ele mesmo, quem ele é?... Cópia de algum outro?! Aquilo que é da natureza profunda de cada ser humano permanece como uma marca registrada, como uma qualidade ou um defeito de fabricação. No entanto, essas qualidades, com inteligência e boa vontade, podem ser dinamizadas e, os defeitos, podem ser minimizados ou contornados.

A tarefa de aprimorar-se é sempre acompanhada de altos e baixos. Há situações em que se dá passos à frente e há situações em que se dá passos para trás. Isso faz parte do processo. Nem sempre se pode cantar vitória. Tudo, porém, serve ao aprendizado e ao aprimoramento. Importante é entender que os acontecimentos da vida são como lições a serem aprendidas.

Nossa base é a adesão que temos conosco mesmos. O aceitar-se não significa passividade. A interação com o tempo e o espaço e com os demais seres viventes, naturalmente, possibilita o desenvolvimento de um processo de evolução e de aprimoramento do ser, de suas estruturas físicas e psicológicas. Os psicólogos humanistas falam de uma força propulsora, existente dentro de cada indivíduo, força que impulsiona no sentido daquilo que é saudável, daquilo que é bom e contribui para o desenvolvimento e para a saúde, em sentido amplo.  

Recomendar a alguém que se aprimore é pedir muito, algo acima de suas capacidades? Nos momentos de paixão e de raiva em que o “eu” precisa encontrar justificativas de seus posicionamentos, pode parecer pedir muito. Nos momentos em que se está com a cabeça fresca, no entanto, qualquer um de nós pode entender a importância do aprimoramento pessoal para o próprio desenvolvimento e realização.  

Por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário