sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Generalizar

 Generalizar é uma tendência mais ou menos frequente, que pode ser fruto de uma preguiça mental, de um comodismo ou “lei do menor esforço”, às vezes, até mesmo de uma maldade menos consciente. É comum ouvir-se afirmações baseadas em generalizações. Cada pessoa tem sua identidade própria, não merecendo atribuições, só pelo fato de ser desta ou daquela região do país ou por ser desta ou daquela cor ou raça.

Acontece, também, de pessoas que apresentam algum defeito físico serem vistas e tratadas de forma a terem generalizadas essa sua condição de deficiência. Tratam-nas como se sua incapacidade fosse generalizada, vendo-as com mais deficiências do que efetivamente possuem. A cegueira do cego o impede apenas de ver e não de manter-se de pé. É por isso que, algumas vezes, o cego, educadamente, agradece a pessoa que lhe cede o lugar para assentar-se no ônibus. Na verdade, o cego é só cego e não aleijado.

Generalizar é uma maneira simplista de ler e interpretar a realidade. Baseando-se em apenas um ou em alguns motivos, tira-se a conclusão sobre o todo, reduzindo-o e empobrecendo-o em sua compreensão e entendimento.

O filme “Um Estranho no Ninho”, do diretor Milos Forman, mostra bem as consequências desse entendimento limitado, no tratamento dos doentes mentais, confinados em manicômios.

Tratando o doente mental, reduzido no seu entendimento a um único aspecto de sua realidade e desconhecendo sua condição humana plena, como pessoa que é, dotada de capacidades e múltiplas necessidades, o filme mostra os equivocos de certos tratamentos em ambientes fechados e restritos.

Generalizando as condições dos doentes, “Um Estranho no Ninho” mostra a prática de uma rotina que nivela a todos, não reconhecendo as necessidades individuais. Em nome do bem comum, são praticadas pequenas e grandes violências, talvez um retrato ampliado de situações com as quais convivemos muito frequentemente em nossos dia-a-dia “normais”.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário