sexta-feira, 5 de março de 2021

Mexa-se

 A vida se manifesta através do movimento. Este, portanto, para o ser vivente se constitui como regra, enquanto que a imobilidade se constitui como exceção. Exercitar cada parte do corpo, movimentando-a, faz desenvolver os músculos, tonificando-os e dando-lhes destreza e elasticidade. O sistema nervoso central é quem estabelece a ligação entre o corpo e a mente, responsável pelos comandos e pela conscientização de tudo que se faz ou se deixa de fazer. A mente possui a capacidade de associar idéias, atribuindo-lhes significados. Estes, por sua vez, concorrem na mobilização de emoções e de sentimentos.

Jovens ou adultos precisam se movimentar. Aqueles para que se desenvolvam e atinjam a plenitude do que lhes é dado alcançar. Estes para que se mantenham, por mais tempo, com as boas condições físicas que conseguiram alcançar, enquanto estavam em sua fase de crescimento e de desenvolvimento.

Para que o exercício físico seja bom e ajude na saúde é preciso que, tanto a mente como o corpo estejam em harmonia, concordando no que um propõe ao outro. Tudo o que se faz contrariado não deixa de acarretar algum prejuízo. Este é o caso das chamadas lesões por esforço repetitivo (LER). Estas acontecem quando alguma parte do corpo compromete sua boa condição de saúde por conta de movimentos executados em exagero ou de forma inadequada. Se um indivíduo se sente desrespeitado em sua dignidade pessoal tendo em vista sobrecargas de trabalho ou de remuneração aviltante, esses condicionantes psicológicos podem ocasionar-lhe problemas de inflamação muscular localizada.

Mexer-se, de maneira coordenada e harmoniosa com o todo do próprio corpo e com o ambiente que se encontra à sua volta, além de sinalizar a presença de vida latente, ajuda no desenvolvimento da saúde física e emocional do indivíduo.  

O nadador faz uso da água para se impulsionar para frente. Seu corpo em movimento se coaduna com a força e o volume da água. A respiração também é mais um movimento a compor-se com os outros, necessários a consecução de um bom desempenho. A concentração do pensamento se dá na mente. É esta que tem o papel de se focar em seus próprios objetivos.

Qualquer lugar pode servir para exercitar-se no próprio corpo. Mesmo deitado na cama é possível a realização de muitos de seus movimentos, que contribuem para o aprimoramento da saúde do corpo em seu todo e em cada uma de suas partes. 

Postado por José Morelli

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário