sábado, 6 de outubro de 2018

Tese, antítese e síntese

A tese é a situação presente, o chamado “status quo”. A antítese (que se opõe à tese) é algo novo e diferente, às vezes diametralmente contrário, que vem ameaçar a estabilidade da situação presente. A tese e a antítese entram em confronto para ver qual das duas consegue se impor uma à outra. Desse confronto resulta uma Síntese, que é o resultado final com o surgimento de uma nova ordem a ser seguida, diferente e mais completa do que a anterior.

Com relação à saúde das pessoas, acontece algo semelhante: um indivíduo pode se encontrar saudável; porém, não totalmente resistente a ataques viróticos, uma situação presente que pode ser entendida como de uma tese. Acontece de esse indivíduo entrar em contato com ambientes infectados de algum vírus de gripe, situação esta que se apresenta como de uma antítese. Inicia-se, então, uma luta entre o organismo indefeso e o vírus; mas, num segundo momento, o primeiro se recompõe, ganhando nova resistência imunológica. O “veneno” do vírus transforma-se em força a ser utilizada pelo organismo, em futuros embates.

Nos dois exemplos citados existe uma lógica. Um provérbio popular costuma dizer que “o que não mata... engorda”! Existe sempre certo medo de que a antítese possa vir a matar. Para que isso não aconteça é necessário que o organismo seja mais forte que a virose e não se deixe vencer por ela.
Com relação à força psicológica ou mental/emocional, dos pensamentos e dos sentimentos, essa mesma lógica também funciona. Toda pessoa se constitui como personalidade, uma maneira de ser e de agir, que é como uma marca registrada, servindo-lhe como base em sua autoafirmação. Esta base é como uma tese. Na vida de qualquer pessoa, no entanto, é inevitável que tenha que checar a força de sua personalidade, confrontando-a com a de outra ou de outras pessoas.

Egos se confrontam. Tese e antítese passam pelo processo de terem que se desgastar em árduas luta. Pessoas que se mostram como “de estopins curtos” são um perigo. Dependendo da maneira como se entendem e entendem o processo pelos quais passam, será o resultado final. A síntese poderá ou não ser proveitosa tanto para uma como para outra das pessoas envolvidas. O mesmo vale com relação às coletividades que representam posicionamentos antagônicos.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário