sábado, 24 de março de 2018

Fauna e flora

O mundo animal e o mundo vegetal apresentam uma variedade incrível de formas de vida. Na condição de humanos, temos em comum com os animais e com os vegetais a vida, em suas fases de nascimento, desenvolvimento, proliferação ou procriação, maturidade e, por último, morte. Além disso, existem características nos animais e nas plantas, que servem para identificar formas de ser e de comportamento humano. Essa identificação pode explicar os inúmeros apelidos que são dados e o uso de expressões, utilizando nomes de bichos e de plantas.

Dentre os bichos, destacamos: a tartaruga, com seu casco duríssimo e seu andar vagaroso; o tamanduá, com seu focinho comprido, sem dentes e com grande habilidade para chupar as formigas de dentro dos cupins; o tatu, que faz sua toca debaixo da terra e se alimenta de raízes, frutas, insetos e mesmo carniça; a ema que, no momento do perigo, esconde a cabeça, deixando seu grande corpo à vista; a girafa, com seu pescoço comprido; a cobra, esperta, traiçoeira e fatal; a baleia, um mamífero com grandes dimensões; a lesma e sua lerdeza; o caracol, com sua casa em espiral e carregada nas costas; o urso, que mata com um abraço “mui amigo”; o veado, tímido, ligeiro e delicado no andar e saltar; o famoso chupim, que põe seus ovos nos ninhos do tico-tico que, sem saber, cria-lhe os filhotes; o caranguejo, que anda para trás; a águia, notável por seu tamanho, vigor e seus altos voos; o camelo, ruminante, com suas duas corcovas e que suporta longas caminhadas pelo deserto, sem precisar comer nem beber; o gato, preguiçoso e acomodado...

No mundo vegetal, o coqueiro, alto e elegante; o chorão, que é uma árvore ornamental, sem folhas e com ramos verdes e que tem um aspecto tristonho; o quiabo, liso como ele só; as parasitas, que se alimentam de outras árvores; o cipó, enrolado e, para finalizar esta resumida seqüência, o abacaxi, que além de ser difícil de ser descascado, faz questão de ter coroa, qualificando a coisa ou a pessoa complicada e que parece fazer questão de dificultar qualquer manuseio.

Fauna e flora fazem parte do meio em que vivemos. A preservação dos animais e do verde é base da sobrevivência do animal-homem em sentido amplo, incluindo o de sua identificação psicológica. 

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário