quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Consciência


É a capacidade do ser humano de criar representações mentais a respeito de si mesmo, dos outros, do universo e das coisas todas, ultrapassando-as até... na compreensão de seus entendimentos. A consciência é uma capacidade humana. "Nada existe no intelecto sem que antes não tenha passado pelos sentidos". Isto quer dizer que todo conhecimento humano é adquirido via olhos, ouvidos, olfato, paladar, sensações tácteis. Não é a mente que se assemelha ao computador, mas é o computador que se assemelha à mente. Aliás, foi esta que teve e tem a inventividade de construí-lo e não ao contrário. A capacidade de o cérebro humano guardar, de memorizar é imensa. De forma consciente e mesmo de forma inconsciente. A memória humana tem a capacidade de armazenar informações captadas desde a fase de desenvolvimento do feto, ainda no seio materno.

Ter consciência de que tem conciência, de que esta se constitui como algo próprio, como uma capacidade a serviço do próprio existir. A caixa craniana a protege. Era preciso que fosse assim, para que esta parte tão sensível e nobre do ser humano pudesse se sentir bem guardada e protegida. A consciência costuma ser representada como um terceiro olho, localizado na testa e capaz de conseguir ver de uma altura mais elevada. A consciência tem força, energia, podendo influenciar tanto na construção da saúde como na desconstrução da doença.

É preciso saber utilizá-la. Saber sedimentar o que ela constata... refletindo, meditando. Consciência e corpo formam um todo, uma individualidade. A consciência pode e deve ajudar o corpo em suas necessidades, enquanto que o corpo fornece todos os elementos de que a consciência necessita para seu desenvolvimento e formação. Consciência e corpo precisam ser amigos e não inimigos. Devem contribuir com o melhor que possuem para chegarem à plenitude de suas capacidades. Devem se gostar, entendendo-se em suas importâncias, em suas valorações.

Consciência pessoal e consciência coletiva. Ambas interagem, podendo se ajudar ou se atrapalhar. Assim como o ar, puro ou poluído, serve a todos, da mesma forma, a consciência coletiva é compartilhada pelas consciências individuais. Os rumos a serem seguidos pelos indivíduos e pela sociedade dependem de suas consciências.

Por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário