quinta-feira, 27 de outubro de 2022

16 de junho de 1802

 (matéria escrita por ocasião da festa do rosário de 2015)

De onde vem a palavra aniversário? Antes de falar que não sabe, pense um pouco!... Se você identificou que é a junção de ani + versário, está na pista certa! De acordo com a etimologia dessa palavra, explicada no Wikipédia do Google, aniversário vem do latim anniversarius (anni = "ano" + vers = "que retorna" + arius = "data"), que significa "o que volta todos os anos" ou "o que acontece todos os anos". Quanto às posições siderais, em que o planeta Terra se alinha aos demais astros e estrelas, em suas trajetórias em torno do Sol, passados trezentos e sessenta e cinco dias, o mesmo retorna à posição em que se encontrava, completando mais um aniversário ou mais uma volta. Em seu movimento de rotação em torno de si mesma, a Terra, passado um ano, volta a se posicionar no mesmo ângulo em que se encontrava, recebendo a incidência da luz e do calor solar, o que determina a alternância das estações, em cada um dos dois hemisférios: norte e sul.

No próximo mês de junho, precisamente no dia 16, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Penha estará aniversariando: 212 anos de sua aprovação, pelo bispo da diocese de São Paulo, a pedido da Antiga Irmandade dos Homens Pretos da então Freguesia da Penha de França. De acordo com as informações constantes no Livro de Assentamentos da Irmandade, desde o ano de 1755, esta já existia na Penha. Dela participavam negros escravizados e alforriados. Certamente, a aprovação pelo bispo foi recebida com alegria. Além de seu caráter de templo religioso católico, a Igreja também tinha o direito de, junto a ela, enterrar dignamente os seus mortos. Nos dias dos festejos, as contingências astrais serão semelhantes àquelas que ocorreram há mais de dois séculos passados.   

Em sua 13ª. Edição, a Festa do Rosário vai homenagear, especialmente, aos construtores da Igreja: homens e mulheres que faziam parte da assim chamada Irmandade dos Homens Pretos da Penha de França. O tema escolhido é: “Recado aos Nossos Ancestrais”. Se quisermos ser valorizados em nossa história de vida, também devemos reconhecer o valor da história vivida por nossos antepassados. Dependemos, em nosso existir, daqueles que nos antecederam e nos transmitiram a vida e o mundo por eles construído. A Igreja do Rosário é uma herança histórica, um patrimônio cultural denso de ensinamentos: em condições tão adversas, os irmãos e irmãs do Rosário nos deixaram o bom exemplo da solidariedade no sofrimento e da esperança na redenção/libertação.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário