domingo, 16 de agosto de 2020

De dentro da própria pele

É a partir de seu avesso que todos nós nos desenvolvemos, juntamente com os demais órgãos que ocupam o interior de nosso corpo, sejam eles relacionados às suas funções motoras, sensitivas, sexuais, respiratórias, digestivas, cerebrais e outras. É a partir da demarcação que nossa própria pele nos proporciona que nos percebemos e nos reconhecemos em nossos limites externos: onde começamos e onde terminamos, onde alcançamos e onde não conseguimos alcançar. Constituímo-nos materialmente e é sobre esta nossa base física que nos aperfeiçoamos em nossas capacidades intelectuais: físicas, mentais/emocionais e espirituais.

Existimos e nos movimentamos no tempo e no espaço, conscientes de que somos e acontecemos na sucessão das gerações. Vivemos nosso momento presente histórico, compartilhando nossa existência com nossos contemporâneos e conterrâneos de perto e de longe. Reconhecemo-nos em nossa própria individualidade e somos capazes de reconhecer o outro na identidade física e psicológica (individuada) que lhe é própria.

A pisada recebida no meu pé e que me machuca é sentida por mim – de dentro da própria pele, e menos por aquele que o pisou. Não há como negar que, neste caso, a dor é minha e não dele e é ele que deve pedir desculpas e retratar-se e não eu. Na sociedade em seu todo sempre há aqueles que ferem com suas atitudes e posturas e há aqueles que são feridos. Assim como acontece no plano da individualidade, assim também acontece no plano da coletividade: os que estão habituados a ferir sentem menos dor e mágoa do que aqueles que estão sendo feridos.

Uma percepção mais ampla da realidade exige que não nos ignoremos no que somos e no que necessitamos, individualmente e/ou coletivamente.  Nossa capacidade amadurecida deve nos permitir que nos sensibilizemos com as diferenças, buscando mais equidade nas relações humanas, no que concerne aos direitos e às obrigações que competem a nós todos, indistintamente.

Postado por José Morelli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário