sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Projeções

Eu me projeto, tu te projetas, ele se projeta, nós nos projetamos, vós vos projetais, eles se projetam. Projetar-se é o mesmo que mostrar-se, revelar-se, exteriorizar-se ou, de acordo com a etimologia da palavra projeção, lançar-se para fora. Mostramo-nos através daquilo que dizemos ou fazemos. Através de nossos gestos e expressões faciais, manifestamos e mostramos os sentimentos que se encontram presentes em nosso íntimo. Projeções são exteriorizações. “A boca fala daquilo que o coração está cheio”, assim adverte a Bíblia Sagrada em um de seus ensinamentos.

O detector de mentiras é um equipamento utilizado pela polícia investigativa para descobrir, mediante aquelas projeções que fogem do controle do suspeito, se ele, ao responder às perguntas que lhes são feitas, está ou não mentindo. Mesmo quem mente com convicção, não consegue controlar todas as suas mínimas manifestações.

Por mais seguro que o jovem procure aparecer diante da garota por quem está apaixonado, é normal que algum pequeno deslize de seu comportamento, o denuncie de que não se encontra tão seguro e tranquilo como tenta transparecer.

Não só as ações projetam o que se passa no interior de cada pessoa, as omissões também, talvez com menos clareza e mais ambiguidade, isto é, deixando mais margem de dúvidas quanto às verdadeiras razões, que se escondem no coração. Geralmente, a contenção da comunicação, revela o lado que o indivíduo menos gosta de si e em si: sua timidez, seu orgulho e sua falta de aceitação pessoal, comprometendo-se em sua auto-estima e realização.

A repetição dos mesmos assuntos nas conversas é uma forma de projeção. Quem fala só de si mesmo ou do próprio trabalho, só de dinheiro, só de futebol ou só de religião, fecha-se nos assuntos de sua convergência. Não vê e nem ouve o mundo e os outros que estão à sua volta, reconhecendo-os e valorizando-os em suas importâncias. Com isso, impede-se de aumentar e desenvolver o alcance de suas capacidades.

Postado por José Morelli




Nenhum comentário:

Postar um comentário