sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Aprofundar

De “fundo” se constrói a palavra “profundo” bem como o verbo “aprofundar”, que significa descer às camadas inferiores do solo. Ao observar grande parte das plantas conhecidas, percebemos que elas provêm de debaixo da terra. Ao emergirem, o movimento que fazem é no sentido para cima, aflorando e vindo a desenvolver-se ao ponto de darem frutos. As sementes desses frutos cumprem um movimento circular: das que voltam ao solo e se aprofundam neste, brotam novas raízes que dão origem a novas plantas, perfazendo assim sucessivos ciclos de vida.

Linearmente, o novo ano que está começando, nos disponibiliza 365 dias para que neles aproveitemos, da melhor forma, o fato de estarmos existindo. Grande oportunidade que nos é dada de ampliarmos e aprofundarmos nossos conhecimentos e experiências. De igual maneira como somos capazes de saborear os gostos dos alimentos, assim também somos capazes de saborear aquilo tudo que chega à nossa mente, dando-nos consciência de quem somos e de como somos e da realidade, à nossa volta, da qual fazemos parte.

Dois pré-requisitos são necessários para podermos enveredar por esse caminho de autoconstrução horizontal e vertical: amor e humildade, que nos permitam aprender através das oportunidades que a vida oferece, sejam elas entendidas como de pequenas ou de grandes significâncias, advindas de nós mesmos ou de outros com os quais compartilhamos nossos dias, horas, minutos e segundos.

Na medida em que avançamos na profundidade de nossas descobertas, deixamos de ser tão facilmente enganados por proposições egoístas e contrárias aos valores mais condizentes com a dignidade humana; além disso, nos tornarmos capazes de ampliar nossos horizontes de visão do mundo, capacitando-nos assim de contribuir à construção, com os outros, de uma sociedade mais harmônica e respeitadora da liberdade de cada um, sustentável ambiental e economicamente.

Postado por José Morelli   

Nenhum comentário:

Postar um comentário