quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O Simbolismo das unhas

Uma longa história compõe o inconsciente coletivo da humanidade. Dessa história fazem parte as unhas, tanto das mãos como dos pés dos seres humanos, desde os seus primórdios. Em sua evolução, o animal-homem se desenvolveu com os recursos de que dispunha, nas diversas fases de seu desenvolvimento. Com a ajuda de suas unhas, ele podia subir e descer as árvores e as encostas íngremes das montanhas, além de se defender e atacar tendo em vista a sua sobrevivência, da mesma forma como se observa nos comportamentos dos outros animais.

Hoje, raramente as pessoas se utilizam das unhas para resolver algum problema do dia-a-dia. Uma infinidade de utensílios as podem substituir com vantagens. Restou para elas, principalmente, um papel estético importante. Um mínimo de cuidado é necessário para que se mantenham saudáveis e bonitas. As unhas fazem parte do todo de cada indivíduo, expressando-o como num teste de personalidade.

Na literatura e no cinema, os personagens do lobisomem, das bruxas e outros mostram o lado agressivo, representado através de longas e ameaçadoras unhas. Por outro lado, a necessidade incontida de roe-las expressa a atitude de auto-agressividade e de timidez perante o enfrentamento com o mundo externo. As unhas funcionam como um termômetro para se avaliar a saúde do corpo e da mente. A falta de vitalidade e de energia encontram um dos primeiros meios de se manifestar através da fraqueza das unhas. Elas se tornam quebradiças e com defeitos que a deformam e enfeiam.

O cuidado das unhas é uma forma de se fazer bem, de amar-se parcial e totalmente. Esse é um caminho para se melhorar a auto-estima: das pontas, das extremidades dos membros superiores e inferiores, para o centro, para o íntimo. Outra via para o reencontro consigo mesmo é o trabalho com os pensamentos e sentimentos. Não basta centrar-se apenas no corpo, em cada uma de suas partes. Para se ter e se sentir com segurança e equilíbrio, garantindo-se da melhor fluição da energia corporal e mental/emocional, é preciso aprender a ler e interpretar as mensagens emitidas pelo corpo, entendendo os simbolismos que representam cada parte. Portanto, dê uma olhada para suas unhas e veja o que elas têm a dizer prá você. Queira-as bem e queira-se bem a partir de suas unhas. Você e todos o merecem!

Por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário