quinta-feira, 12 de abril de 2012

Administrar o tempo

Sendo uma contingência da matéria, o tempo acompanha tudo o que fazemos. Mesmo os nossos pensamentos e sentimentos não acontecem sem ele e não deixam de ser condicionados por ele. Para se poder administrar o tempo é preciso certas condições de equilíbrio emocional. A ansiedade pode ser um obstáculo na realização dessa importante tarefa. A sensação de vazio e a ânsia de preenchê-lo dificultam estarmos por inteiro naquilo que temos diante de nós e que é nossa incumbência do momento presente.

A falta de organização na hora de executarmos nossas atribuições acaba aumentando nossa ansiedade. Forma-se, então, um círculo vicioso, que faz agravar cada vez mais o contexto geral em que nos inserimos.
A ansiedade pode ser devido à complexidade ou dificuldades inerentes àquelas coisas que consideramos serem nossas obrigações. Com uma justa dose de razão, ficamos com medo de não conseguir realizá-las ou de realizá-las imperfeitamente. Outras vezes, acontece de a ansiedade ser devido não a razões vindas daquilo que fazemos, mas de nós mesmos, de nossa insegurança e falta de confiança.

Para superação dessa insegurança ajuda muito fazermos uma boa administração do tempo, que deve ser precedida por um dedicado planejamento. Para realizar esse planejamento é preciso dar-se um tempo, uma parada no corre-corre da vida e do dia-a-dia, avaliar o que vem sendo feito, priorizar o que é realmente importante, destinando o tempo necessário para cada coisa e, principalmente, ter coragem de abandonar tudo aquilo que for considerado superado e improdutivo.

Se algum êxito conseguirmos no sentido de bem planejar e organizar o tempo, criamos um outro círculo vicioso (virtuoso) que, ao contrário do anterior, faz com que a situação melhore, a auto-confiança seja reforçada e a insegurança diminuída.

A ansiedade pode ter mais de uma causa. A boa administração do tempo é um fator que certamente contribuirá, por sua influência benéfica, para a descoberta de outros conflitos que possam estar causando a ansiedade.

Fim de ano é tempo de avaliar a vida. Boa oportunidade de retomá-la e orientando-a para as direções que melhor atendem aos nossos objetivos.

Por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário