sexta-feira, 20 de abril de 2012

Efeito terapeutizante

Dentre os livros escritos por Carl Rogers um dos mais conhecidos intitula-se “Tornar-se Pessoa”. A esse autor é atribuída a afirmação de que “todo relacionamento autêntico é terapêutico”. Uma conversa tranquila entre amigos não possui, diretamente e em primeiro lugar, o objetivo de promover a cura psicológica daqueles que dela participam; no entanto, nada impede que, dessa conversa, resulte um efeito colateral, que promova uma certa cura, uma certa harmonização interna e externa, que ajuda na saúde da pessoa. Ao efeito assim obtido não é dado o nome de efeito terapêutico mas o de efeito terapeutizante.

Esse mesmo efeito pode ser obtido de um passeio ao ar livre, de uma caminhada, de uns dias de férias bem aproveitados, da convência diária com pessoas que se quer bem, de ouvir a uma bela música, de participar de uma dança, de uma atividade lúdica entre crianças ou adultos, de um trabalho produtivo e gratificante, da leitura de um bom livro, da criação ou reprodução de uma obra artística, de uma meditação na intimidade consigo mesmo, do assistir a um bom filme ou a um bem elaborado programa de televisão. O contato ou interação com a harmonia externa ajuda à harmonização interna.

À saúde se contrapõe a doença. Ambas fazem parte da realidade da vida. Um diálogo é mantido entre saúde e doença. As pessoas protagonizam esse diálogo constantemente. Mesmo quando parecem distraídas, entretidas pela saúde e a doença nem consegue lhes passar pela cabeça, ainda assim, o medo do adoecer está presente, não permitindo que a tranquilidade do espírito seja completa.

A vida é administrada. Administra-se a vida com tudo o que dela faz parte. Saúde e doença são como enígmas. Possuem segredos difíceis de serem desvendados. Cada pessoa lida, à sua maneira, com o que a pode levar à saúde ou à doença. Há aqueles que gostam de brincar com o perigo, gostam de desafiá-lo, parece sentirem-se vitoriosos, mais vivos e saudáveis quando conseguem superá-lo, mostrando-se mais hábeis e fortes que o perigo que os ameaça. Colocando essas questões dessa forma, talvez se poderia afirmar que a prática de esportes radicais possui, também, a capacidade de promover efeito terapeutizante naqueles que se sentem fortemente atraídos a vivenciar emoções fortes, arriscando-se e vivendo perigosamente.

Por José Morelli

2 comentários:

  1. Muito pleno esse texto. Esclareceu perfeitamente o conceito e a importância de ações terapeutizantes. Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, José! Consigo entender bem a diferença entre "terapêutico" e "terapeutizante" (melhor agora após ler seu texto), porém gostaria de ler mais sobre. Você poderia recomendar alguma literatura sobre o assunto? Obrigado!

    ResponderExcluir