quarta-feira, 20 de julho de 2022

Origem mítica do bairro da Penha de França

 A origem histórica do Bairro da Penha de França foi e é contada a partir dos documentos mais antigos, que continham informações relevantes sobre os primeiros acontecimentos, determinantes dos desdobramentos subsequentes. Já a origem mítica, a respeito da qual é objetivo de se falar neste texto, a mesma se baseia naquilo que, boca a boca, foi transmitido de geração para geração. Trata-se de uma versão não racional ou objetiva (da inteligência), mas da vontade ou subjetiva (do coração e da crença).

A origem mítica da cidade de Roma é contada, referindo-se aos seus fundadores, os gêmeos: Rômulo e Remo. Estes, ainda recém-nascidos, tendo sido abandonados numa floresta, só sobreviveram por que foram amamentados por uma loba. Pouco antes de encontrá-los, a loba havia perdido seus filhotes. Fatos dessa natureza não são comuns e só encontram explicação em forças maiores que as tenham provocado.

Desde a época dos bandeirantes, das cidades por eles fundadas, algumas destas também possuem versões míticas quanto às suas origens. A nossa Penha de França se inclui nessa regra. Reza a lenda que um viajante francês, passando por aqui, trazia consigo a imagem de Nossa Senhora da Penha. Estando à meia encosta da colina, resolveu descansar um pouco antes de continuar viagem. Algumas horas depois, despertou, juntou seus pertences e retomou viagem. Tendo cavalgado por mais algum tempo, percebeu que a imagem não se encontrava com ele. Voltando ao lugar onde havia descansado não é que a imagem estava ali!... Tomou-a em suas mãos e a carregou consigo novamente. Por três vezes, aconteceu o mesmo fato. Com isso, o francês entendeu que Nossa Senhora estava transmitindo-lhe uma mensagem. Era naquele lugar que ela queria permanecer. Providenciou, então, que ali fosse construída uma pequena capela, onde a imagem passou a fazer moradia.

Para aqueles que nascem ou vivem em um determinado lugar é sempre reconfortante pensar que algum desígnio superior, fez com que o santo ou a santa escolhesse o mesmo lugar para morar. Toda lenda revela um modo de pensar e de sentir dominante em uma época. A lenda do francês é histórica enquanto revela a maneira como o povo interpretava o fato de a imagem, desde tempos imemoriais, ter chegado à Penha e aqui permanecido até os dias de hoje.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário