quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Exercício de introspecção

Introspecção é um olhar para dentro de nós mesmos, um voltar-nos para o nosso próprio interior. Nossa mente é capaz de se concentrar em algum ponto específico na parte interna de nosso corpo. Concentrando-nos nesse ponto, nos deixamos envolver por ele, conscientizando-nos, assim, de como ele é sentido e percebido por nosso pensamento.

Para exercitar-nos na introspecção, pode e deve ajudar-nos o uso de nossa imaginação. Imaginemos, então, que nossa mente é como uma pequena câmera de televisão, que vasculha parte por parte nosso corpo em alguns de seus órgãos e funções vitais. O ato de respirarmos pode ser o ponto inicial desse exercício. Concentramo-nos nele e percebemos o seu funcionamento. Acompanhamos todo o processo em que o ar é sugado do ambiente externo e se introduz, através das narinas, se conduzindo até nossos pulmões. Percebemos como isso tudo acontece automaticamente, de forma espontânea e natural. Na medida em que nossa mente se concentra, ela vai se apropriando do processo vital de respirar e de expirar, possibilitando de que este se realize de forma mais tranquila e profunda, com um aumento gradativo da quantidade de oxigênio em cada nova sucção do ar.

Da respiração, a camerazinha da mente se desloca para se concentrar nas pulsações do coração. Nosso pensamento se centra e se deixa envolver por suas batidas. Percebe e sente cada movimento. Funde a energia da mente com a energia de cada pulsação. A mente não cria o movimento vital do coração, apenas o acompanha e se conscientiza de sua ocorrência, apropriando-se dele. O controle da mente no sentido de manter-se concentrada num único ponto, já se constitui como um exercício altamente relaxante e desestressante.

Das pulsações do coração, a camerazinha pode se concentrar em outros órgãos e funções internas. De preferência, que sejam pontos em que algum sintoma esteja se manifestando, através de alguma sensação, confortável ou desconfortável. Todo sintoma é uma forma que o organismo se utiliza para chamar a atenção da mente. Sem se deixar contaminar com imaginações negativas, é importante que a mente não fantasie idéias preconceituosas a respeito do sintoma. O exercício de introspecção ajuda para que pensamento e sensações se acoplem, se reconheçam e se desvendem em seus segredos íntimos, apropriando-se ambas de suas respectivas energias vitais.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário