segunda-feira, 9 de março de 2020

Ousar

"Atrever-se", "ter coragem para" são os significados que o dicionário traz para o verbo “ousar”. “Ousadia” é o substantivo. Atrevimento, coragem, temeridade, audácia, galhardia são substantivos com sentido assemelhado à palavra “Ousadia”. Dos bandeirantes que adentravam o território brasileiro, expandindo suas fronteiras, pode-se dizer que foram homens ousados. O mesmo se pode afirmar de Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Chico Mendes, Ayrton Senna. Aqui e em outros lugares, no curso de toda a história, homens e mulheres, por suas atitudes e pensamentos, demonstraram possuir essa mesma característica em suas personalidades.

Toda ousadia exige dois componentes para que possa emergir: a ocasião ou a oportunidade que a vida oferece e a força pessoal de quem não se deixa por menos. Ousar, também, merece dupla conotação: no sentido positivo e no sentido negativo. Maníacos estupradores podem ser entendidos como ousados no que é negativo e não no que é positivo. A norma ética cabe em toda parte e a ousadia não poderia fazer exceção a essa regra.

É num contexto capitalista que se estabelecem as relações entre as pessoas, especialmente neste nosso momento histórico. Não é de hoje que o Brasil vem buscando um lugar de respeito junto às outras nações do mundo. Todos os brasileiros participam da situação maior que envolve o país. A situação adversa é um estímulo para a busca e surgimento de novas formas de interação. O todo é formado de cada uma de suas partes. Quanto mais o espírito de ousadia positiva conseguir permear o coração das pessoas, mais a nação brasileira terá a ganhar dentro e fora de suas fronteiras.

Falo da ousadia que inclui valores humanos e éticos. Um traficante de drogas pode parecer extremamente ousado; porém, a direção para onde se oriente toda essa sua energia mais serve à desconstrução da vida do que à construção. Importa avaliar sempre a orientação para onde se canaliza toda força pessoal e coletiva, se no sentido de uma evolução ou de uma involução/retrocesso.

O ser humano pode eleger seus caminhos com relativa autonomia. É um bem o direito à liberdade. No uso desse seu direito, todo cidadão tem seu espaço para ousar na vida. Aprender a conviver com a ousadia daqueles que buscam se diferenciar para avançar é uma necessidade para todos. Desse aprendizado os indivíduos ganham e a sociedade, em seu todo, também ganha, material e humanamente falando.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário