Ariano
Suassuna se dedicou em pesquisar a cultura popular brasileira. Suas constatações
quanto ao assunto merecem ser acatadas com credibilidade, uma vez que se
fundamentam em considerações pertinentes e objetivas. O
jeito simples de se vestir e de se posturar, aliado à sua espontaneidade, são
uma demonstração de como Ariano Suassuna encarna a importância que atribui às
populações das zonas rurais mais pobres e humildes. Entende que, ao contrário
destas terem obstruídos os próprios pensamentos, são capazes de torná-los ainda
mais límpidos e reluzentes.
O
juízo que Ariano Suassuna adota relativamente à origem do teatro no Brasil é de
que este já existia mesmo antes da presença e da influência dos jesuítas; uma
vez que os indígenas, subdivididos em nações e tribos, tinham em comum
expressões de natureza poética e teatral muito fortes: na dança, na música, nas
máscaras que usavam, nas plumagens e pinturas com que adornavam os próprios corpos.
O
ensino oficial das escolas costuma reconhecer como evoluídas e dignas de valorização apenas
culturas originadas na Europa, no Oriente Médio e na Ásia, deixando de
valorizar culturas das Américas, bem como aquelas advindas da África ou da
Oceania, consideradas rudimentares e pré-históricas
As
manifestações culturais são como elos de uma corrente. O presente e o passado
obedecem a uma razão de continuidade. A falta de qualquer elo dessa cadeia impede
a melhor compreensão do desenvolvimento cultural considerado em seu todo.
Postado por José Morelli
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