quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Artérias, veias e vasos capilares

Do ponto de vista da fisiologia e da medicina, as artérias, veias e vasos capilares são estudados em grande profundidade. Na medida em que os avanços tecnológicos tornam os instrumentos mais poderosos, os pesquisadores conseguem informações que ajudam em suas descobertas e entendimentos. É através desses condutores que o sangue percorre todo o corpo humano e chega aos pontos mais extremos de cada um de seus membros.

Os conhecimentos dos avanços conquistados pelos cientistas, pouco a pouco, vão sendo passados para o público em geral, através das notícias e de matérias publicadas em revistas. Informações se somam umas às outras. Com isso, os indivíduos ampliam e constroem novas imagens mentais de si mesmos e das diversas partes em que se constituem.

Sobre algumas dessas partes é possível que as pessoas tenham acesso direto, sobre outras não. Indiretamente, porém, é fundamental que todos tenham um conhecimento mínimo que lhes permitam cuidarem-se de si mesmos e da própria saúde.

À semelhança dos rios (de grande e de médio porte), dos ribeirões e riachos, as artérias, veias e vasos capilares irrigam e fertilizam a terra, que no corpo humano é formada por células. Estas pequenas porções vivas se alimentam do oxigênio vindo através da respiração e dos nutrientes trazidos pelos alimentos ingeridos. Respirar bem e comer produtos que não prejudiquem as boas condições das artérias, veias e vasos capilares são procedimentos importantes para manutenção e desenvolvimento da saúde. A compreensão das vantagens que esses procedimentos promovem fundamenta aquelas atitudes que seguem nessa direção. Quem o faz contrariado, não o faz por inteiro, deixando de colher os melhores frutos.

Exercícios físicos ajudam na queima de gorduras que podem se acumular nas vias sangüíneas. Aliados a medicamentos, quando necessários, os exercícios físicos são meios indiretos de as pessoas se ajudarem para que mantenham os rios do corpo despoluídos e aptos a levarem vida desde aos cabelos da cabeça até às unhas das mãos e dos pés.

Por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário