domingo, 28 de novembro de 2010

Telhados

O lugar dos telhados é sobre as casas ou prédios. Os formatos e materiais com que são feitos podem variar muito. A finalidade de todos eles, no entanto, é de abrigar e proteger as pessoas da chuva, do sol ou do frio. Nos lugares em que cai muita neve, eles precisam ser mais pontiagudos, para facilitar o escoamento da neve, diminuindo o peso desta e o risco de desabamento. Existem telhados de uma água só, de duas águas, retos ou arredondados, com ou sem janelas, com ou sem chaminé, altos ou baixos, simples ou mais rebuscados... devendo ser adequados às características do clima, em cada lugar onde se encontram, servindo assim aos objetivos de sua construção.

Os telhados fazem parte da casa, juntamente com os alicerces, paredes, portas, janelas, escadas... As crianças, ao brincar de montá-las ou de desenhá-las, logo percebem a necessidade de que tenham um telhado, para que não lhes falte essa parte essencial, necessária à proteção de todos os que nela buscam abrigo e proteção.

Os telhados, considerados em relação às casas, em seu todo, preenchem um papel rico em significados, presente no consciente e no subconsciente das pessoas. Ao construí-las ou desenhá-las, as mentes podem idealizá-las de muitas maneiras. Enquanto assim o fazem, elas se constroem a si mesmas, transmitindo seus comandos para o corpo, a fim de concretizá-las de alguma forma. As mentes agem, enquanto recebem as influências do produto de sua ação, numa espécie de círculo vicioso.

À semelhança das casas e dos telhados, as pessoas também possuem uma estrutura mental/emocional, necessária à obtenção de seus objetivos. Suas mentes constroem idéias e sentimentos, que lhes podem garantir abrigo e proteção das dificuldades a que se encontram expostas e podem comprometer o sentido de sua integridade pessoal.

Muitos pintores famosos e não-famosos se inspiraram nos telhados das casas para fazerem seus quadros. Através da observação dessas obras, pode-se perceber como, em cada lugar, as pessoas constroem os telhados de suas casas, projetando-lhes o sentido de si mesmas e de suas necessidades e a maneira como entendem que podem se proteger.

José Morelli    

Nenhum comentário:

Postar um comentário