sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Depressão

 Sensação de quem se encontra deprimido, esmagado diante de certos acontecimentos desfavoráveis, impeditivos de realização pessoal. Depressão pode também significar afundamento. Nesse sentido, o bolo de cenoura, feito na semana passada, também ficou deprimido. A quantidade de fermento colocado em desacordo com o indicado na receita, fez com que, num primeiro momento, o bolo crescesse mais do que devia. Depois, diminuiu de altura, ficando com um sensível afundamento bem em seu meio. Uma expectativa frustrada sempre promove alguma sensação de depressão. Sonhar, idealizar demais é como exceder na quantidade do fermento para o bolo. O choque com a realidade pode ultrapassar as forças de suportá-la, provocando sensações de dor com variada intensidade.

A dor da depressão pode ser comparada a de uma pressão sobre a cabeça e os ombros. Além de estampar-se no rosto, envelhecendo-o, a depressão faz com que a pessoa fique com as costas curvadas, diminuindo a quantidade de ar em cada respiração. Daí que, para fazer com que o sintoma depressivo diminua de intensidade, é recomendável que o individuo faça um exercício de respiração, aspirando e expirando o ar, de forma mais profunda e compassada, aumentando a quantidade deste nos brônquios, obrigando assim as costas a se endireitarem e o peito a se alargar. Esta nova postura é incompatível com a depressão. Adotando-a, a pessoa faz com que o sintoma depressivo seja empurrado para fora. 

Nem toda depressão é negativa. Ela pode ser mesmo parte de um processo necessário em que o indivíduo, primeiro, encara a realidade sem falseá-la, sentindo-a em toda sua intensidade, e em seguida, se prepara para enfrentá-la, recuperando-se em suas melhores forças.

As razões que levam a uma depressão podem ser sem fundamento algum. Neste caso, a razão (reflexão), pode ser o meio apropriado para extirpá-la ou atenuá-la. Corrigida a ideia errônea, a respeito de si próprio e do objeto com o qual se defronta, a depressão vai se desanuviando pouco a pouco, até desfazer-se parcial ou totalmente. Nos casos em que a pessoa não consegue se livrar da depressão, contando apenas consigo mesma, é importante que busque ajuda externa, procurando um profissional competente e de confiança.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário