sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Gente

O sentido que se dá a esta palavra é o de uma pessoa verdadeira, que se faz merecedora de sua condição humana e que se diferencia dos outros seres não humanos, sejam eles anjos ou bichos. Gente não é nem mais nem menos, é na medida certa do que lhe faculta a própria natureza. Como tal, sabe colocar-se em seu devido lugar, não se perdendo em excessos megalomaníacos ou nanicos maníacos.

A noção de mundo dos que são e se percebem como gente tende a ser objetiva e equilibrada. O outro é tratado com igualdade na consideração e nos direitos e obrigações que possuem. As coisas são reconhecidas de acordo com uma hierarquia de valores, dependendo das circunstâncias de tempo e de espaço. Os seres vivos: animais ou vegetais recebem o respeito pela importância fundamental, que exercem no contexto da vida em suas múltiplas manifestações.

Não é fácil manter-se como gente sem que não possam ocorrer tréguas. Há momentos em que a tentação é de deixar de lado tudo o que se aprendeu de certo e liberar o lado bicho, que também existe em todo ser humano, transformando-se num genuíno irracional e comportando-se com igual ou maior brutalidade do que os mais ferozes dentre eles.

Ser gente é ter consciência da própria força e da própria fraqueza. Ser gente é experimentar a segurança e a insegurança de quem não nasceu onipotente, como se fosse um deus ou um quase deus. Etimologicamente, gente é o mesmo que originário da terra. Pode significar, também, cidadão, pessoa comum, tendo a mesma natureza e semelhança que todas as demais pessoas, existentes no planeta.

Viver a vida de gente é uma experiência única em possibilidades de trocas entre semelhantes. A coragem de se permitir confrontos abre para alternativas novas. O aprendizado de gente se dá na vida inteira. Quanto mais se vive, mais se aprende, A cabeça ajuda muito. Do que existe nos pensamentos dependem os rumos a serem seguidos. Fala-se muito, hoje em dia, de inteligência emocional. Gente é também emoção. Inteligência inteligente não deixa de lado as emoções, muito pelo contrário, estas são incluídas na percepção e entendimento das coisas e dos acontecimentos. É bom ser gente e aceitar-se como tal. Não existe outra maneira para se poder ser saudável e feliz.

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário