terça-feira, 19 de setembro de 2017

Reciclar

Reciclagem é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Esta pode ser uma definição bem abrangente do que significa o verbo reciclar. A forma reflexiva dele também é utilizada com relativa frequência: “eu me reciclo, tu te reciclas, ele se recicla, nós nos reciclamos, vós vos reciclais, eles se reciclam”. 
Os desafios do dia a dia nos servem de matéria prima de nossas construções pessoais. Para podermos corresponder às necessidades que a vida nos impõe, precisamos nos reciclar constantemente. Na medida em que vamos vivendo, a vida mesmo vai nos dando meios para que nos transformemos, adaptando-nos às novas situações e habilitando-nos a fim de melhor gerenciá-las. A maioria das pessoas não é como pratos rasos, incapazes de conter alguma coisa. Cada pessoa precisa descobrir o dom com que a natureza a contemplou, desenvolvendo-o o quanto possível, desde que lhe seja dado oportunidade.

Colocadas essas ideias, já podemos aplica-las a uma realidade concreta que nos salta aos olhos. Um simples passeio pelas ruas que circundam as imediações do Largo do Paissandu, no centro da cidade, é suficiente para nos depararmos frente a um verdadeiro inferno dantesco. Prédios com arquiteturas mais antigas e com estruturas de incontestável qualidade, bem como outros, não tão antigos, se transformaram em imensos amontoados de sucatas. As pichações os recobrem de cima abaixo. Uns estão vazios e outros já foram ocupados por moradores de movimentos de sem teto.

É flagrante que a indústria da miséria impõe ali suas regras. Seria mesmo verdade que existe um déficit habitacional na cidade de São Paulo?... As estatísticas levam em conta esse potencial já construído a ser utilizado?... Até quando essa deterioração de áreas tão centrais vai continuar?... Aquilo que já foi bom um dia teria se transformado no mico da vez?... O que deveria vir antes: a reciclagem dos prédios ou a reciclagem das pessoas que anseiam por um teto? ... E se essas reciclagens viessem as duas ao mesmo tempo, uma ajudando a outra em suas reconstruções?...

Em princípio, o processo de reciclagem reduz o consumo de matérias-primas e de utilização de energia, diminuindo a poluição do ar e da água. O direito de propriedade motiva as pessoas. A quem é dado segurança quanto à posse de um bem cresce sua motivação de cuidar dele e de valorizá-lo cada vez mais. 

Postado por José Morelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário