sábado, 28 de setembro de 2013

Cortes e recortes

De quantas maneiras podemos visualizar uma laranja? – Certamente, não será apenas de duas formas diferentes: a partir de fora e a partir de dentro! – Dependendo dos cortes e recortes que fazemos a visão da laranja não será a mesma, permitindo-nos a ampliação de nossos conhecimentos a respeito dessa excelente fruta cítrica, tão rica em vitamina C. Se a cortarmos na horizontal, na vertical, nas perpendiculares de um lado e de outro, os pequenos gomos com que ela é formada serão visualizados com imagens diferenciadas.

As ciências físicas e filosóficas estudam a vida em seu todo, em sua abrangência. À semelhança do exemplo da laranja, as ciências são cortes e recortes a partir de diversos possíveis ângulos de visão. A realidade por inteiro é uma só (única e una). Pode ser vista sob o ângulo das quantidades, através da matemática. Pode ser vista sob o ângulo da temporalidade, através da história, Pode ser vista sob o ângulo dos elementos que a constitui, através da química, da geologia. Estes e outros tantos são os cortes e recortes que podemos realizar, aproximando-nos e distanciando-nos, a fim de alargarmos ou estreitarmos as abrangências de nossas visões.

Os cortes e recortes das ciências não são e não podem ser considerados como formas isoladas e não interligadas. Precisam ser reconhecidas em seu conjunto. Na medida em que as novas tecnologias vão ampliando a capacidade de avançar nas pesquisas quanto à vida, em tudo o que dela faz parte, vamos acrescentando novos elementos de compreensão de cada parte e do todo.

A sabedoria antiga já dizia que “quanto mais aprendemos, mais descobrimos o quanto ainda não sabemos”. Hoje, mais do que no passado, não podemos nos isolar uns dos outros. Os meios de comunicação nos permitem que troquemos nossas figurinhas e, com isso, ampliemos nossos conhecimentos do mundo, de nós mesmos e das interações que estabelecemos uns com os outros.

No mapa-múndi encontramos as representações dos continentes, países, oceanos mares e outros acidentes geográficos. Nos mapas que reproduzem o céu visualizamos astros de várias grandezas, nebulosas e constelações de estrelas. As ciências também poderiam ser representadas como num grande mapa: cada matéria a partir de um modo de olhar diferente. As filosofias, igualmente, cada uma constituída a partir de um recorte especial, possui sua própria lógica de visão e de pensamento.

Por José Morelli