terça-feira, 18 de junho de 2013

Assumir

Assumir significa trazer para si como próprio, responsabilizar-se pelo que é ou tem ao alcance: das mãos; dos pés; da inteligência, do coração. Trata-se de uma palavra-chave para entendimento do comportamento humano e, principalmente, representativa de uma atitude que permite a superação das mesmices do cotidiano e abertura para novos caminhos e conquistas. Nem sempre é fácil assumir ou assumir-se. A medida dessas dificuldades pode ter tamanhos diversos. Há situações que exigem grandes esforços e determinação para serem assumidas na inteireza e totalidade.

Esforço e determinação. O esforço supõe energia, tanto física como mental/emocional e da força de vontade. Às vezes, estas energias fluem com mais facilidade. Outras vezes, tem-se a impressão de que elas se encontram bloqueadas ou proibidas de se mostrarem. Os motivos que determinam essas diferenças podem ser muitos. Enquanto alguns desses motivos podem até serem identificados e reconhecidos, outros permanecem ocultos no subconsciente, como que guardados a sete-chaves.   

Quanto à consciência, esta é, em si mesma, uma potente energia. A direção que a consciência entende como determinante do caminho a ser seguido pode não coincidir com a de outras demandas, acionadas por outros dinamismos (potencialidades) que também fazem parte da personalidade do ser humano. Surgem assim os conflitos, espécies de colisões de interesses que dificultam a colocação em prática da tomada de decisão de assumir.

Assumir e assumir-se no o dia a dia com tudo o que dele faz parte; assumir o trabalho, os estudos, os relacionamentos de amizade, o namoro, o casamento, a separação, a perda de um bem material, de um ente querido, a condição adulta e responsável, a manutenção e o cuidado da casa, os direitos ou obrigações da cidadania, a afetividade, a sexualidade, o amor, uma doença, uma deficiência física ou de personalidade própria ou de algum amigo ou familiar. Estes são apenas alguns exemplos de necessidades imperiosas, que reclamam de cada indivíduo que assuma um posicionamento frente às mesmas, empenhando-se em encará-las e enfrentá-las.

O assumir é radical, exige determinação e coragem. O assumir não pode deixar de ser inteligente e maduro. Escolher assumir e assumir-se no que é condizente com a própria consciência é, também, fonte de paz consigo mesmo e de profunda felicidade, fruto da percepção e constatação do dever cumprido.

Por José Morelli